Ads Top

7 coisas que você achou errado sobre o mundo

Geralmente, quando não conhecemos algo com a nossa experiência empírica, costumamos acreditar no que nos é dito por aqueles que de fato já vivenciaram. Todos nós temos uma imagem criada nas nossas cabeças de como é o mundo por aí afora. Afinal de contas, alguém contou para alguém que fez chegar até o nosso conhecimento, e isso é normal. Mas acontece que isso nem sempre é algo completamente verídico. No entanto, estamos confortáveis com o fato de que, pelo menos, temos uma ideia de como são as coisas fora do nosso entorno.

Porém, muito do que achamos saber sobre determinados lugares do mundo, muitas vezes é baseado em conhecimento incompleto, ou total desinformação. Mas calma, isso não quer dizer que tudo o que você sabe esteja errado. O Polo Norte ainda é frio, os ingleses gostam de chá e a China ainda tem a maior população mundial. Mas, algumas impressões mentais que temos sobre outras partes do mundo são equivocadas. Confira 7 coisas que você achou errado sobre alguns lugares do mundo.

1 – Encantadores de serpentes na Índia são comuns

Um país tão diverso e grande como a Índia não escapa dos estereótipos a respeito da sua cultura. De vacas andando pelas ruas lotadas, às danças, cores e comida picante, a Índia evoca várias imagens dependendo do que você sabe sobre o país. Uma delas é o do encantador de serpentes, independentemente do lugar de origem, as pessoas sempre associam isso ao país. Mas o fato é que isso foi uma tradição no passado. Mas tem muito tempo que a atividade de encantar cobras é ilegal na Índia. Então se você estiver planejando ir conhecer o país, não espere encontrar um encantador de serpentes pelas ruas, pelo menos, não de cobras reais.

2 – Os holandeses fumam muita maconha por ser legalizada

A Holanda é frequentemente usada como exemplo em apoio à legalização da maconha. Lá a maconha já foi liberada e o seu uso é amparado por lei. Então, levando isso em consideração, muitas pessoas podem achar que porque a erva é legal, todo mundo fuma o tempo todo. Mas surpreendentemente ou não, a realidade é bastante oposta. A Holanda se encaixa em um dos países com baixo índice de pessoas que fumam maconha.

3 – O mapa mundi

Quando olhamos para o mapa do mundo, nem nos perguntamos se ele é exato nas dimensões dos países e continentes. Mas acontece que o mapa mundi não é exato, e exagera fortemente no tamanho do hemisfério norte. Para se ter uma noção da discrepância, se você analisar a versão popular, a Groenlândia parece ser quase tão grande quanto o continente africano. Mas, na realidade, a África é cerca de 14,5 vezes maior. E de fato, todos os continentes abaixo do equador aparecem como menores do que eles realmente são.

4 – A África é em sua grande parte árida

Quando pensamos na África, geralmente supomos que se trata de uma região seca e desértica, não é mesmo? Mas na realidade, o deserto não compreende nem mesmo a maior parte do tipo de terreno encontrado na África. Parte desse estereótipo que temos do continente, é que os países africanos mais reconhecidos mundialmente estão na região seca do deserto do continente. Apena 25% de todo o continente africano é de terra árida. Todo o restante é repleto de uma diversificada mistura de terras altas, savana e floresta tropical.

5 – O Oriente Médio é o lugar mais islâmico do mundo

Na nossa concepção básica sobre o Islã, facilmente diríamos que o Oriente Médio é o lugar onde se concentra a maior população islâmica do mundo. Isso, porque devido aos seus locais sagrados, o Oriente Médio seria a região mais próxima disso. Facilmente diríamos que o Irã ou a Arábia Saudita concentrariam a maior população adepta do Islã no mundo, mas surpreendentemente esse título pertence a Indonésia. O país asiático é, na verdade, mais muçulmano do que a maioria dos países do Oriente Médio.

6 – Camelos da Arábia Saudita

Qual o primeiro lugar do mundo que viria a sua cabeça se você tivesse que comprar camelos? Muita gente responderia a Arábia Saudita. E não é para menos, quase sempre vemos camelos por lá. Como esses animais só podem ser encontrados em certas regiões áridas do mundo, a Arábia Saudita soa como um país com vários camelos. E de fato, lá você pode encontrar muitos deles, mas na verdade, o país está com pouca areia e mais da metade dos seus camelos são importados da Austrália.

7 – Machu Picchu é um lugar tranquilo

As estruturas deixadas pelos povos Incas estão entre as mais belas do mundo. Provavelmente, a mais famosa deles, seja Machu Picchu, no Peru. A também conhecida “cidade perdida dos Incas” é mantida no imaginário das pessoas como uma estrutura arqueológica cercada por montanhas que evoca paz e tranquilidade. Mas, com o aumento da sua popularidade, a estrutura tranquila deu lugar a uma enorme aglomeração de visitantes. A vista continua a mesma, porém agora é um dos destinos turísticos mais lotados do mundo.

E você, quais dessas coisas você achava que eram verdade? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Essa matéria 7 coisas que você achou errado sobre o mundo foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.