Ads Top

Como funciona o Unicode, sistema responsável pelos emoticons

Emojis (Foto: Pixabay)

Quase 7 mil idiomas são falados no mundo, de acordo com dados da plataforma Ethnologue. Mas há uma linguagem universal que não foi registrada pelos livros: os emoticons, ou emojis. Eles surgiram graças ao Unicode, uma codificação universal de caracteres mantida pelo  Consórcio Unicode, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1991. É essa codificação que permite que o computador transforme números em letras, símbolos e figurinhas fofinhas que valem mais do que mil palavras. Entenda como o Unicode funciona:

O que é Unicode?
O Unicode não é um programa de software, nem uma fonte, mas um padrão de codificação universal de caracteres. Computadores foram criados para lidar com números — eles gravam letras e outros caracteres na memória designando um número para cada um deles. Antes do Unicode, nenhuma codificação individual era adequada para todas as letras, sinais de pontuação e símbolos de uso comum mesmo de idiomas mais simples, como o inglês. Centenas de sistemas limitados e conflitantes entre si tentavam fazer essa codificação.

O Unicode foi projetado para ajudar desenvolvedores que desejam criar aplicativos de software que funcionem em qualquer idioma do mundo. Ele é promovido pelo Consórcio Unicode, que se mantém por meio de doações financeiras e adesão de sócios, como empresas de tecnologia e universidades.

Como identifico o Unicode?
É fácil achar as implementações do Unicode online. Ao consultar qualquer artigo na Wikipédia, por exemplo, você pode clicar em páginas semelhantes em outros idiomas, todas usando o padrão Unicode.

Quantos idiomas o Unicode consegue codificar?
É difícil precisar um número exato, porque o Unicode codifica alfabetos para idiomas e muitos alfabetos, especialmente o latino, são usados para escrever um grande número de idiomas. O Unicode abrange todas as linguagens que podem ser escritas em alfabetos como latim, grego, cirílico, armênio, hebraico, árabe, siríaco, entre dezenas outras.

Leia também:
+ Mapeamos os emojis mais usados em cada país
+ Os emojis são a linguagem universal?

E o que são os emoticons?
Emoticons são blocos Unicode com representações gráficas de rostos. O Unicode oferece o código dos emojis, em preto e branco, mas a versão colorida que usamos é de propriedade da plataforma ou sistema operacional que o disponibilizou. Atualmente, há cerca de 3 mil emoticons no padrão Unicode, que permite que o usuário visualize o mesmo emoticon em redes sociais e produtos de diferentes empresas.

Posso sugerir um emoticon?
Sim. Qualquer pessoa, de indivíduos a organizações sem fins lucrativos, empresas e governos, pode fazer propostas de emoticons. A aprovação depende do argumento do proponente, que deve demonstrar que suas sugestões são mais fortes que as outras recebidas pelo Unicode. Isso porque há uma capacidade limitada para codificar novos “caracteres emoticons” a cada ano, o que também significa que se um emoticon proposto não for lançado naquele ano, ainda tem chance nos anos seguintes.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.