Ads Top

Fotos inéditas do lado oculto da Lua são divulgadas

Você já deve ter ouvido falar do “Lado oculto da Lua“, né? Também chamado de o lado negro da Lua, o lado oculto é o hemisfério lunar que não conseguimos ver da Terra. Isso acontece por causa da rotação sincronizada da Lua com o nosso planeta. Toda a superfície do astro recebe iluminação do Sol durante várias semanas, seguida de duas semanas de noite. Isso faz com que esse lado obscuro receba luz durante a fase da Lua nova. A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar. Isso é quando a Terra impede que os raios solares a iluminem.

Podemos dizer que a mesma é totalmente escura, visto que não possui luz própria. Toda sua face iluminada se deve à luz solar. Cientistas do mundo inteiro dedicam suas vidas aos estudos sobre esse lado que não conseguimos ver daqui. É impossível até mesmo utilizando alguns telescópios. No entanto, a Administração Nacional do Espaço da China (CNSA)divulgou recentemente novas fotos panorâmicas desse lado. As imagens, em 360 graus, foram feitas por uma câmera instalada no topo da sondaChang’e-4. Essa pousou no satélite no começo de 2019.

Essa sonda trabalha em conjunto com o jipe Yutu 2, que investiga diferenças geológicas e químicas entre os lados próximos e distante da Lua. Os cientistas, que estão presentes nesse estudo, se manifestaram de forma esclarecedora. Eles disseram em um comunicado que a área pesquisada da Lua mostra “evidências de material máfico profundo escavado, que poderia revelar a mineralogia do manto lunar”. Graças à sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre estará no lado oculto. Isso também dificulta o lançamento de naves para a região. “O lado oculto da Lua tem características únicas e nunca houve uma exploração no local, então a sonsa Chang’e-4 é capaz de nos trazer descobertas inovadoras”.

Esse comunicado foi feito por Zou Yongliao, diretor da divisão de exploração espacial e lunar da Academia Chinesa de Ciências. Segundo a Administração Nacional Espacial da China, a missão da sonsa Chang’e-4 será a de fazer medições com mais detalhes do terreno. Além do mais, também será estudada a composição mineral da Lua. Acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha se formado durante uma gigantesca colisão.

Lado Escuro da Lua

Enquanto essa missão é realizada, os chineses já planejam uma nova viagem ao satélite natural. A missão Chang’e-5 será lançada ainda em 2019, e tem como objetivo trazer amostras da Lua pela primeira vez à Terra desde a década de 1970. A sonda pretende aterrissar em um mar lunar com o nome de “Oceanus Procellarum”. Nenhuma nova amostra lunar foi analisada em laboratórios terrestres desde a expedição Luna 24, da antiga União Soviética, em 1976.

E aí, o que você achou dessa matéria e de todas essas imagens? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um vasto oceano de curiosidades. Pode se guiar através das categorias ou utilizando a barra de pesquisas.

Essa matéria Fotos inéditas do lado oculto da Lua são divulgadas foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.