Ads Top

NASA realizará uma simulação de impacto de asteroide contra a Terra

Qual seria o impacto de um asteroide na Terra? (Foto: Pixabay)

Para descobrir as melhores estratégias para lidar com um possível impacto de um asteroide, a NASA e a FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), se uniram a outras agências nacionais e internacionais. Para isso, elas criaram um cenário hipotético de um asteroide desde o momento que ele é visto pela primeira vez por astrônomos e como seria quando ele atingisse a Terra.

A simulação ocorrerá na Conferência de Defesa Planetária da Academia Internacional de Astronáutica, evento que começou na segunda-feira (29 de abril) e tem durção de cinco dias. "Por mais de 20 anos, a NASA e seus parceiros internacionais examinam  os céus para os NEOs, que são asteróides e cometas que orbitam o Sol e estão a 50 milhões de quilômetros da órbita da Terra", afirma a NASA em comunicado

Um exercício de uma emergência simulada é utilizado no planejamento do gerenciamento de desastres para ajudar a informar os participantes envolvidos sobre aspectos importantes de um possível desastre e identificar problemas para obter uma resposta bem-sucedida.Neste em particular, será apresentado um cenário fictício de impacto do NEO, desenvolvido pelo Centro de Estudos de NEO (CNEOS) do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.