Ads Top

Para que serve a filosofia?

A filosofia é uma das áreas do conhecimento humano mais antigas que existem. Além disso, podemos dizer que ela é uma das primeiras. Pois dela nasceram quase todas as outras. Antes da ciência, era a filosofia quem buscava as respostas para os homens. Hoje em dia, muitas pessoas enxergam a filosofia como uma ciência morta. Mas será que uma área do conhecimento que busca as respostas que ninguém consegue dar é tão inútil assim?

Primeiramente, o que é a filosofia em si? O filósofo Thomas Nagel afirma que: “A filosofia é diferente da ciência natural e da matemática. Diferentemente da ciência, não se baseia em experimentos ou na observação, mas apenas no pensamento. E diferentemente da matemática, não possui métodos formais de prova. A filosofia é feita simplesmente por meio do questionamentos, da apresentação de ideias e da busca de argumentos possíveis contra elas, e da pergunta sobre como os nossos conceitos realmente funcionam”.

A filosofia lida com tudo aquilo que é subjetivo, pois trata essencialmente do profundo de tudo que se passa em nossa mente: conceitos, pensamentos, ideias, ideais etc. Sendo assim, não é tão prática, mas então para que serve a filosofia afinal?

Para que serve a filosofia?

A filosofia tenta buscar as respostas para várias perguntas que, a priori, ninguém sabe as respostas. Um bom exemplo são aquelas perguntas clássicas: “De onde viemos, onde estamos e para onde vamos?”. Através da filosofia, conseguimos identificar o motivo das mudanças com o mundo, com nós mesmos e os demais. Às vezes,  realmente não é o suficiente ter apenas um conhecimento técnico e especializado. Em certos casos, é necessário ter o que chamamos de conhecimento global para que assim possamos compreender melhor o mundo no qual estamos inseridos.

Nós também podemos dizer também que a filosofia é uma espécie de educação que tem ultrapassado as fronteiras cognitivas e todos os outros conhecimentos adquiridos convencionalmente. Pois é apenas ela quem nos leva a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até a oferecer soluções. A filosofia consegue nos ajudar a sair da escuridão do comodismo e ir encontrar a luz da sabedoria das soluções. Ela nos faz entender o que é tido como inútil e perceber com clareza o que é importante. A filosofia serve para entendermos com clareza os conceitos usados no dia a dia, na ciência, nas artes, na religião e etc.

Finalidade

Talvez você possa pensar que a disciplina não tenha uma finalidade prática. Mas isso a torna desnecessária? Pense em outras coisas que também não possuem finalidade prática. Por exemplo, a arte. Qual a real finalidade da arte? E qual a finalidade da natureza? E de todo o mundo físico? Não é por não serem utilitárias que a arte, a natureza e também a filosofia deixam de ter sua razão de ser. Além disso, para cada resposta que você encontrar, duas novas perguntas irão aparecer. E assim, a filosofia vai desvendando o universo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que ama a filosofia, aquele abraço.

Essa matéria Para que serve a filosofia? foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.