Ads Top

Google Chrome libera grupos de abas para usuários de Android

O Google Chrome tem uma nova solução para quem costuma manter muitas abas abertas no celular. Agora, a versão do navegador para Android permite organizar por grupos os sites que estão sendo exibidos.

O agrupamento de abas foi liberado para alguns usuários no Chrome 74 para Android. Ele estava sendo testado ao menos desde março no Google Canary, versão do navegador que adianta algumas das mudanças que serão oferecidas no programa.

Google Chrome libera grupos de abas para usuários de Android

Com a atualização, basta tocar sobre o ícone de abas que aparece na barra superior e, em seguida, seleconar “Criar grupo”. O Chrome abrirá, então, uma nova aba. Outra alternativa é tocar e segurar sobre um link que aparece na tela e escolher a opção “Abrir em nova guia no grupo”.

Ao navegar dentro de um grupo de abas, você tem à disposição uma barra na área inferior do Chrome. Ela mostra todos os sites que estão naquele grupo e permite alternar rapidamente entre eles ao tocar em seus ícones.

A barra também exibe botões para expandir o grupo em busca de detalhes sobre os sites e para abrir uma nova aba. Para fechar um site ou todo o grupo, basta arrastá-lo para o lado ou tocar sobre o “x”.

Caso o grupo de abas ainda não tenha sido liberado para você, é possível ativá-lo manualmente. Acesse chrome://flags/#tab-groups no Android e escolha a opção Enabled (ativado).

No meu caso, para ter o recurso, também precisei habilitar o layout de grade para abas. É possível ir diretamente à opção inserindo na barra de endereços chrome://flags/#enable-tab-grid-layout. Com ela em destaque, basta escolher a opção Enabled e reiniciar o navegador.

O Google Chrome também pode lançar algo semelhante em sua versão para desktop. O navegador já liberou a opção no Canary e também a exibe na edição estável. Ela ainda não está funcionando, mas possivlelmente, o agrupamento de abas será ampliado no futuro.

Com informações: Android Police.

Google Chrome libera grupos de abas para usuários de Android

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.