Ads Top

Criatura marinha bizarra é fotografada em praia na Austrália

O animal é uma espécie de tubarão da família Scyliorhinidae (Foto: Divulgação/ Cosy Seaside Escape)

Enquanto passaeava pela praia de Golden Beach, no estado australiano de Victoria, um morador local se surpreendeu ao encontrar uma criatura estirada na areia de pele lisa, barbatanas, cauda longa e com uma fileira de dentes de aspecto afiado. 

Após publicar fotos do animal nas redes sociais, pesquisadores resolveram o mistério: o bicho encontrado é um tubarão da família Scyliorhinidae e que é conhecido pelo nome de "tubarão-gato" — o apelidado é dado por conta dos olhos alongados do tubarão, que guardam semelhanças com o dos felinos. 

Apesar de seu aspecto pouco comum, os cientistas afirmam que o animal vive no fundo do oceano e se alimenta de pequenos peixes, não causando ameaças aos humanos. Alguns exemplares nadam para águas mais rasas, onde podem viver durante um longo período. Provavelmente, o animal encontrado na Austrália estava realizando o "passeio" próximo da costa, quando encalhou e não conseguiu retornar ao oceano, morrendo no local. 

O "peixe-gato" que foi fotografado na Austrália (Foto: Divulgação)

Leia também:
+ Peixe gigante é encontrado no litoral da Austrália
+ Aranha é flagrada devorando marsupial de quase 10 centímetros: veja fotos

Especialistas em vida marinha afirmam que espécies similares ao "tubarão-gato" apresentam uma característica curiosa quando estão no fundo do mar: sua pele é capaz de absorver comprimentos de onda de luz azul, o que permite refletir uma cor verde em tons brilhantes. Comum em corais, o processo biológico conhecido como biofluorescência é raro em animais maiores, como tubarões. 

Espécies de tubarões que são membro da família Scyliorhinidae são comuns nas águas mais quentes do planeta e podem ser encontrados no litoral de países sul-americanos, como Peru e Chile. 

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.