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E aí, vai surfar a onda da Inovação ou morrer na praia?

Programa Inova 360
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E aí, vai surfar a onda da Inovação ou morrer na praia?

Por Juliana Bernardo

De acordo com o livro Gestão do Amanhã, dos co-fundadores da HSM e do MeuSucesso, até 2020, três quartos das maiores empresas mundiais serão companhias que ainda não existem ou são pouco conhecidas. O livro foi lançado em março do ano passado. Isso quer dizer que a maior das grandes empresas, pode ser, em breve, negócios diferentes do que conhecemos hoje. Fazendo um paralelo à nossa última colocação no Ranking da Inovação Mundial, apresentado no estudo “Bloomberg Innovation Index”, que mostra o Brasil na 45° posição de um ranking de 60 países pontuados, dá para entender o tamanho do buraco negro do tema no Brasil.

A partir dessa constatação, e da minha mente naturalmente curiosa sobre o futuro, resolvi atuar nesse propósito da desmistificação da Inovação em três frentes: para as empresas, para os pequenos empreendedores e para o mundo, a fim de preenchermos essa lacuna, falando sobre inovação de forma simples, fácil e aplicável para, juntos, quebrarmos os clichês e partir para a ação.

Minha melhor descoberta nesse processo é que podemos e vamos fazer isso juntos, afinal a inovação por si só não é nenhum bicho de sete cabeças e se resumirmos a maioria dos conceitos, livros e afins, vamos chegar à conclusão que inovação nada mais é que FAZER ALGO NOVO QUE GERE VALOR PARA O MUNDO. Simples assim.

Não precisamos necessariamente estudar em Harvard para falar desse assunto. Estamos cercados de inovações, e mudanças rápidas que chegam até nós a todo minuto, notícias da morte de empresas gigantescas que, por anos, foram guiadas apenas pela visão de lucro e viraram comida de tubarões.

Nosso mundo mudou, a praia é outra, querendo ou não aceitar, acreditar e enxergar, nós estamos passando por uma poderosíssima transição da velha economia (foco no lucro, na indústria e na massa) para a nova economia (baseada nos serviços, usuário e o cliente no centro de tudo, tendo a tecnologia espalhando o negócio no mundo). E o que já foi super sinônimo de luxo, hoje é extrema necessidade empresarial.

Essa nova economia não requer posse, estamos mudando nossa forma de viver, de nos transportar. Do UBER que já foi uma baita mudança, passamos a andar de patinetes e bicicletas compartilhadas. Mudamos também a forma de nos hospedar, de hotéis caros para casas livres para locação temporária ao redor do mundo, como Airbnb. A mudança também está na forma de nos vestir, já existem várias lojas virtuais de alugueis de roupa para tudo que é tipo de ocasião e também um aplicativo que você aluga furadeira, lanterna, barraca de camping e roupa para esquiar, apenas para o período que vai usar.

Sim, a era da posse está morrendo e trazendo com força a era da colaboração, do compartilhamento e da interdependência.

Vendo tudo isso acontecer, precisamos nos dar conta, despertar a nós e nossas empresas, que o mundo lá fora precisa refletir o mundo “aqui dentro”.

Para isso, você pode começar sendo o provocador de si mesmo, pois não existe forma de navegarmos no desconhecido se não nos capacitamos. Antes de querer que seu negócio ou empresa em que trabalha captem essa mensagem e façam acontecer por si só, inicie a jornada olhando para dentro. Entenda mais a “coisa” torne-se referência no assunto, sim, manje tudo do paranaue. Comece a respirar a inovação e a nova economia e deixe que ela guie tudo que pensa e faz; essas 4 dicas vão ajudar você a começar a tirar isso tudo do papel!

 

1. Leia sobre inovação!

Compartilho com vocês algumas das minhas referências gratuitas e básicas em nível nacional e de fácil acesso. São elas: o portal O FUTURO DAS COISAS que traz sempre conteúdo exclusivo em inovação, tecnologia e educação numa linguagem divertida e acessível; o FUTURO EXPONENCIAL, site que se dedica a cobrir os mais recentes avanços tecnológicos e seus potenciais impactos para o futuro da humanidade e ainda o CANALTECH, um guia de tendências e de notícias sobre tecnologia.

 

2. Faça cursos gratuitos e nunca mais pare de estudar!

Abaixo indico alguns cursos que foram referência para mim no Brasil, gratuitos a acessíveis; tem de tudo que você precisa aí:

Coursera (cursos feras, online e gratuitos com temas para lá de necessários) Veduca (cursos focados em Desenvolvimento Humano com base nas habilidades do século 21, todos por um preço justo que cabe no seu bolso) Aprende aí (escola digital de inovação com alguns cursos gratuitos, sendo os pagos são bem acessíveis)

 

3. Vá à rua!

São várias as possibilidade de eventos nesse tema, muitos deles gratuitos, acesse os sites ou aplicativos gratuitos. Abaixo estão as plataformas que centralizam a maioria desses eventos no Brasil:

Sympla e Eventbrite (coloque no campo de busca um tema, sua cidade e encontre palestras, cursos e eventos gratuitos e pagos na sua região)

 

4. Por fim, seja o maior questionador de todos os tempos!

Comece se questionando se cada ação sua está de acordo com os conceitos que aprendemos sobre a nova economia. As perguntas são:

Estou criando algo que pode solucionar uma dor real? Eu ou a empresa que trabalho, estamos pensando em como resolver uma dor real? Que você vive ao seu redor, no dia a dia, na empresa e/ou do mundo? Estou provocando a empresa e as pessoas a pensarem de acordo com a nova economia e com o futuro? Tenho como compartilhar meu conhecimento com mais pessoas?

 

E é por isso que acredito que a inovação precisa falar a nossa língua. Precisamos nos libertar dos clichês e parar de imaginar inovação como intangível ou apenas replicar referências internacionais o tempo todo.

Somos brasileiros, temos uma “ginga” só nossa, temos curiosidade e criatividade. Com as ferramentas certas, chegaremos muito mais longe, porque não adianta achar que só quem vai para o Vale do Silício, faz faculdade em Harvard, trabalha em locais de paredes coloridas e usam meias de desenho animado têm condição de ser inovador. A inovação está aí acessível para todos nós, e como diria Leonardo Da Vinci: “a simplicidade é o último grau da sofisticação”.

E agora que já está tudo preto no branco e já estamos conscientes, “bora” para ação?

 

Obrigada, Juliana Bernardo.

Juliana Bernardo assina a coluna “Inovação no Mundo Real”, no Inova360, parceiro do portal R7. Formada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação, Marketing e TI pela USP, Juliana é Líder em Gestão de Inovação no BWG Group Brasil. Curiosa e “hyper” plugada nas tendências, ela está sempre aberta a novidades, bate papo, aprendizados e um bom café.

Jbernardo@bwg.com.br

https://www.linkedin.com/in/juliana-bernardo

 

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