Ads Top

21 imagens que mostram a tumba de Tutancamon, uma das maiores descobertas antigas

O rei Tutancamon (ou Tutancâmon) governou o Egito como faraó por 10 anos até sua morte, aos 19 anos de idade. Embora seu governo fosse notável por reverter as tumultuadas reformas religiosas de seu pai, o legado de Tutancâmon foi amplamente negado por seus sucessores. Pelo incrível que pareça, ele era pouco conhecido no mundo moderno. Contudo, tudo mudou em 1922. O arqueólogo britânico Howard Carter investigou o túmulo do menino faraó, que permanecera fechado por mais de 3.200 anos. Acabou encontrando diversos artefatos que estavam destinados a acompanhar o rei até a vida após a morte. Rapidamente, as descobertas transformaram o rei Tut no faraó mais famoso do mundo. Por isso, preparamos 21 imagens que mostram a tumba de Tutancamon, uma das maiores descobertas antigas.

Testes genéticos verificaram que o rei Tut era neto do grande faraó Amenhotep II. Ou seja, já é quase certo que ele era o filho de Akhenaton, uma figura controversa na história da 18ª dinastia do Novo Reino do Egito (1550-1295 a.C.). Akhenaton subjugou um sistema religioso centenário para favorecer a adoração de uma única divindade: o deus sol Aten. Além disso, transferiu a capital religiosa do Egito de Tebas para Amarna. Após a morte de Akhenaton, dois faraós intervenientes reinaram brevemente antes que o príncipe de 9 anos, o dito Tutankhaten, assumisse o trono.

No início de seu reinado, Tutancâmon reverteu as reformas de Akhenaton. Assim, reviveu a adoração ao deus Amon, restaurando Tebas como um centro religioso. Ele também trabalhou em conjunto com seus poderosos conselheiros Horemheb e Ay – ambos futuros faraós – para restaurar a imagem do Egito na região. Confira, agora, 21 imagens que mostram a tumba de Tutancamon, uma das maiores descobertas antigas.

#1

Essa é a Máscara funerária de Tutancamon. Perceba os sutis detalhes que enveredam.

#2

Pela primeira vez, Howard Carter, Arthur Callender e um trabalhador egípcio abrem as portas do santuário interior. Avistam, assim, o famigerado sarcófago de Tutancamon.

#3

Foi possível encontrar uma cama na forma da Vaca Celestial. Estava cercada de provisões e outros objetos na antecâmara da tumba.

#4

Por sua vez, outra cama foi encontrada. Porém, no formato de um leão dourado. Além disso, Howard Carter encontrou um baú para roupas e outros objetos na antecâmara.

#5

Aqui, percebemos uma variedade de modelos de barcos, localizados na tesouraria da tumba.

#6

Nesta imagem, temos a cama de leão dourado e um baú de roupas. Outros objetos na antecâmara também pode ser vislumbrados.

#7

Por debaixo da cama de leão, na antecâmara, estão diversas caixas e baús. Além disso, uma cadeira de ébano/marfim fora encontrada. Segundo relatos, essa cadeira era usada por Tutancamon quando criança.

#8

Mais baús e um busto dourado da Vaca Celestial Mehet-Wert.

#9

Baús dentro da tesouraria.

#10

Na antecâmara, também foi possível encontrar vasos ornados com alabastro.

#11

Mãos à obra: Arthur Mace e Alfred Lucas limpam uma das estátuas sentinelas da antecâmara.

#12

Howard Carter, Arthur Callender e um trabalhador egípcio embalam uma das estátuas sentinelas.

#13

Fora da antecâmara, Arthur Mace e Alfred Lucas trabalham em uma carruagem dourada da tumba de Tutancamon.

#14

Uma estátua de Anúbis em um santuário na tesouraria da tumba. Uma curiosidade: esta foto de Anúbis envolto na manta é a única prova de que o tecido realmente existiu. Ela se desintegrou quando foi tocada, logo depois que a imagem foi registrada.

#15

Carter, Mace e um trabalhador egípcio enrolam cuidadosamente a mortalha de linho. Esta cobria o santuário.

#16

Carter, Callende e dois trabalhadores removem a divisória entre a antecâmara e o espaço vinculado ao mortuário.

#17

Dentro do santuário externo, uma enorme mortalha pode ser observada. Ela é composta por rosetas de ouro, que lembram o céu noturno e cobrem os santuários internos.

#18

Carter, Callender e dois trabalhadores egípcios desmontam um dos santuários de ouro.

#19

Carter examina o sarcófago de Tutancamon.

#20

Carter e um trabalhador examinam o ouro maciço no interior do sarcófago.

#21

Lorde Carnarvon é o financiador da escavação. Na foto, é possível percebê-lo lendo na varanda da casa de Carter, próximo ao Vale dos Reis.

Essa matéria 21 imagens que mostram a tumba de Tutancamon, uma das maiores descobertas antigas foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.