Ads Top

Ave "dançarina" elabora própria coreografia, afirmam pesquisadores

A cacatua Snowball (Foto: Reprodução/Youtube)

 

A cacatua Snowball tem um repertório para a dança invejável: o pássaro, que ficou famoso por se apresentar em programas televisivos, é capaz de realizar 14 “passos” diferentes, levantando as patas, movimentando a cabeça e fazendo poses engraçadas. O inusitado talento para uma ave chamou a atenção de pesquisadores dos Estados Unidos, que começaram a estudar o seu comportamento.

“Nós ficamos maravilhados”, afirmou ao jornal britânico The Guardian, o professor de psicologia Aniruddh Patel, da Universidade Tufts, de Massachusetts, Estados Unidos. “Tem movimentos como os da Madonna na canção Vogue que eu mal posso acreditar”.

Segundo Patel, a dança não é apenas um produto cultural humano. “O fato de observarmos isso em outro animal sugere que se você tem um cérebro com capacidades neurológicas e cognitivas, você já está predisposto a dançar”, afirmou.

O pesquisador acredita que a ave consiga "antecipar" a batida da música e se mover no tempo certo. Essa é uma habilidade única dos animais que conseguem “aprender a falar” -  como papagaios, golfinhos e elefantes e que podem reproduzir sons a partir daquilo que eles ouvem no ambiente. No entanto, isso não significa que qualquer um desses animais consigam dançar: a habilidade requer capacidade de aprender sequências complexas e formar laços sociais de longo prazo.

Ave dança ao lado de sua criadora (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Leia também:
+Ave leva tiro, picada de cobra, é roubada e volta sozinha para zoo
+Zoológico proíbe balões e animais brincam com bolhas de sabão: veja vídeo

Após ver uma apresentação de Snowball, que dançava ao som de Everybody, dos Backstreet Boys , o pesquisador entrou em contato com Irena Schulz, proprietária do abrigo de animais onde vive o pássaro para realizar um estudo com o animal.

Os pesquisadores filmaram a cacatua dançando e Joanne Jao Keehn, cientista cognitiva e dançarina treinada, fez a análise das frames do vídeo. Foi possível notar que a ave antecipava a batida da música. Após o experimento, Patel notou que a cacatua começou a testar novos passos, o que indicou que Snowball escolhia os movimentos que queria fazer.

Nos experimentos, nem sempre a ave dançou com sincronia, mas a hipótese é que, na verdade, a intenção do pássaro não era esta, mas sim criar novos movimentos. “Ou é imitação, que é algo já sofisticado, ou é realmente criatividade, o que é  incrivelmente interessante”, afirmou Patel, que está ainda testando Snowball para ver se ela dança quando não há encorajamento ao som de Dancing With Myself, do músico britânico Billy Idol.

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.