Ads Top

Esqueleto de general de Napoleão Bonaparte é encontrado na Rússia

Arqueólogos encontraram os restos mortais em pista de dança (Foto: Rabochiy Put)

 

Charles Etienne Gudin lutou com Napoleão Bonaparte durante a fracassada Invasão francesa da Rússia, em 1812. Segundo historiadores, ele era uma dos generais prediletos do imperador francês.  Quando morreu, em 22 de agosto daquele ano, Gudin recebeu tratamento de estrela: seu nome foi inscrito no Arco do Triunfo em Paris, seu busto foi colocado no Palácio de Versalhes e uma rua parisiense também recebeu seu nome.

Mais de 200 anos após sua morte, arqueólogos franceses e russos estavam escavando  uma pista de dança e encontraram o que acreditam ser os restos mortais de Gudin. O esqueleto estava em Smolensk, cidade a cerca de 400 quilômetros de Moscou. 

Os pesquisadores relataram que Gudin e Bonaparte frequentaram a Escola Militar em Brienne, na região francesa de Champagne. Ao saber da morte do amigo, o imperador teria chorado e ordenado que o nome de Gudin fosse gravado no Arco do Triunfo.

Leia também:
Erupção de vulcão na Indonésia ajudou a derrotar Napoleão em Waterloo
Historiador afirma que localizou reserva de ouro de Napoleão Bonaparte

Busto de Charles Etienne Gudin no Palácio de Versalhes, na França (Foto: Liberliger/Wikimedia Commons)

 

Registros da invasão de 1812 apontam que os ferimentos de Gudin no campo de batalha fizeram com que ele tivesse sua perna esquerda amputada abaixo do joelho. O esqueleto no caixão estava com a perna esquerda faltando e mostrou sinais de lesão na perna direita.  

Com isso, os arqueólogos concluíram "com um alto grau de probabilidade" que os restos mortais pertenciam a um aristocrata e veterano militar das guerras francesas. 

Gudin tem descendentes vivos e os cientistas planejam fazer um teste de DNA  para dizer com certeza se os ossos são do general. 

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.