Ads Top

Pouso da Apollo 11 pode ter trazido germes da Lua para a Terra

Missão Apollo 11 poderia ter trazido germes lunares para a Terra (Foto: Pexels)

 

Em 1969, quando três astronautas viajaram para a Lua e voltaram, a Nasa trabalhou duro para garantir que nenhum microrganismo fosse trazido da superfície lunar. Todos os três tripulantes da Apollo 11 foram colocados em roupas especiais, esfregados e levados para uma instalação de quarentena, onde viveram até que os cientistas pudessem ter certeza de que a Terra não seria contaminada. Mas agora novas evidências mostram que os astronautas poderiam ter "importado" germes lunares para a Terra.

Um documentário que estreou nesta semana na PBS, TV pública norte-americana, sugere que micróbios espaciais poderiam ter entrado na atmosfera terrestre. Em entrevista obtida pelo Space.com, astronautas contam que a Nasa não achava que haveria algo vivo na Lua que pudesse ser trazido ao nosso planeta, mas que a agência tomou precauções para caso isso tivesse acontecido.

A falha foi apontada pelo astronauta Michael Collins, que permaneceu no módulo de comando da Apollo 11 enquanto seus colegas de tripulação, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, estavam na Lua. Os minúsculos invasores teriam chegado ao espaço interno da nave junto com os exploradores. Ao pousar na Terra e abrir as portas da espaçonave, os bichinhos ganharam passe livre para o Planeta Azul.  

Leia também:
Humanidade na Lua: novo documentário mostra arquivos inéditos da NASA
Aplicativo simula pouso na Lua da missão Apollo 11

Aldrin minimiza possíveis riscos. "Temos que rir um pouco", disse ao Space.com. Ele lembra de um detalhe curioso do momento em que desembarcaram na Terra. Socorristas usaram panos para desinfetar os astronautas, ainda perto do local de pouso da espaçonave. Depois da limpeza, os panos foram jogados diretamente na água. "Isso leva todos esses germes para o fundo do oceano", diz ele na entrevista, rindo. "Eu me pergunto se eles sobreviveriam lá embaixo." Será? 

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.