Ads Top

Robôs conseguem andar sobre blocos de cimento sem desequilibrar

Robôs humanoide caminham por pisos irregulares
Robôs humanoide caminham por pisos irregulares Reprodução/YouTube

Programar robô para caminhar em pisos completamente planos e bem liso é algo que os engenheiros já conseguem com um certo sucesso. A dificuldade é desenvolver projetos que enfrentem as superfícies irregulares das ruas.

Instituto de Cognição Humana e Máquina (IHMC, sigla em inglês), da Flórida, nos EUA, está desenvolvendo um robô humanoide, aqueles com tronco e membros, que consegue caminhar com certa segurança sobre blocos de concreto.

Um vídeo publicado no YouTube mostra testes realizados com um robô Atlas, da Boston Dynamics e com um robô Valkyrie, desenvolvido pela NASA.

Os sensores das máquinas conseguem mapear os obstáculos pelo caminho para traçar o trajeto mais seguro e estável. O programa consegue prever os riscos de uma queda para apontar o caminho que deve ser seguido.

Leia também: Tadinho dele! Vídeo mostra 'robô' sofrendo maus-tratos em testes

Além de equilíbrio, os robôs precisam ter passos bem precisos. Em testes realizados pelo instituto, a travessia de plataforma para outro por um suporte estreito foi realizada com sucesso.

A equipe do IHMC diz que está tendo uma taxa de sucesso de cerca de 50% em caminhos estreitos, mas a capacidade de navegar em terrenos acidentados com esses robôs e seu software está em 90%.

Veja também:

Universitários desenvolvem robô inflável que poderá ir ao espaço

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.