Ads Top

Rock e ciência: conheça os roqueiros que também são cientistas

Brian May, guitarrista da banda Queen também é astrofísico (Foto: Pexels/Creative Commons)

 

O rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950, mas o dia que celebra o ritmo musical mundialmente foi escolhido em homenagem ao festival Live Aid   o mega evento foi realizado no dia 13 de julho de 1985 simultaneamente em Londres, no Reino Unido, e no estado norte-americano da Filadélfia. 

Estiveram nos palcos artistas como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. O objetivo era chamar a atenção para a miséria que assola o continente africano. Mas o rock e a ciência têm muito mais em comum do que parece: o gênero é tema de canções e há roqueiros que também são cientistas. Veja alguns:

Brian May
O guitarrista do Queen — que aliás, estava no Live Aid —, é também astrofísico. Ele obteve o grau de bacharel em Física no Imperial College de Londres como o segundo melhor aluno da classe. Chegou a ingressar em um doutorado para estudar poeira zodiacal nos anos 1970, mas com o sucesso da banda precisou deixar a pesquisa de lado.

Em 2007, voltou ao Imperial College para concluir o doutorado, com uma tese que investigou a velocidade radial através de espectroscopia de absorção e espectroscopia Doppler de luz zodiacal por meio de interferômetro Fabry-Pérot. Até hoje, continua publicando suas pesquisas e trabalhou como colaborador na missão New Horizons Plutão da NASA. No começo de 2019, May produziu uma música para uma sonda que atingiu milhões de visualizações em pouco tempo. 

Greg Graffin
O fundador do Bad Religion é formado em Antropologia e Geologia, com mestrado em Geologia pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), e um doutorado em Zoologia pela Universidade Cornell. Algumas canções, como “I Want Something More”, refletem a influência da biologia em suas letras. Atualmente, ele é professor de Ciência da Vida na UCLA e, nos períodos de recesso escolar, faz shows com a banda que fundou.

Greg Graffin, fundador da banda Bad Religion é formado em Antropologia e Geologia (Foto: rawpic/Wikimedia Commons)

 

Leia também:
+ 90 músicas para ouvir no Dia do Rock
+ Rock and Roll: 13 livros para quem adora o estilo musical


Dexter Holland
O verdadeiro nome do artista é Bryan Keith Holland. Ele é um dos fundadores da banda Offspring. Foi o melhor aluno de matemática de sua turma no ensino médio, o que disse ser um fato “tão excitante quanto o punk rock”.

Dexter Holland, da banda Offspring (Foto: Reprodução/IMdB)

 

Formou-se em Biologia pela Universidade do Sul da Califórnia, com mestrado em Biologia molecular e chegou a começar um doutorado na área, que precisou abandonar para se dedicar à banda. Em 2013, voltou para o doutorado no Laboratório de Oncologia Viral e Pesquisa Proteômica, da Faculdade de Medicina Keck, Universidade do Sul da Califórnia. Ele estuda o material genético do HIV para tentar combater o vírus.

Pardis Sabeti
A iraniana é uma geneticista que desenvolveu um método estatístico que usa bioinformática para identificar seções do genoma que estiveram sujeitas à seleção natural e um algoritmo que explica os efeitos da genética na evolução de doenças. Em 2015, durante a epidemia do vírus Ebola, foi eleita uma das pessoas mais influentes do ano pela revista TIME. É professora da Universidade Harvard e chefe do laboratório que leva seu nome. Nas horas vagas, é a vocalista e escritora da banda de rock Thousand Days.

Pardis Sabeti, vocalista e escritora da banda de rock Thousand Days (Foto: Flickr/PopTech/Creative Commons)

 

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.