Ads Top

Venezuela: quatro fatos para conhecer o país

Cidade de Caracas, capital da Venezuela (Foto: Flickr/Fernando Flores/Creative Commons)

 

Com seus cerca de 32 milhões de habitantes, a Venezuela é um dos países mais urbanizados da América Latina. A maioria da população está concentrada na costa, que dá para o Mar do Caribe. A capital, Caracas, também é bastante populosa: cerca de 2 milhões de pessoas.

Nos últimos anos, o país tem enfrentado uma forte crise socioeconômica e política que se intensificou desde o início de 2019 — diversos países, entre eles os Estados Unidos, não reconheceram o presidente Nicolás Maduro como apto a assumir um segundo mandato e declaram apoio a Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino. Entre as consequências da instabilidade estão as sanções, que causaram, entre outros problemas, falta de abastecimento de energia elétrica. Saiba mais sobre a Venezuela:

Pequena Veneza?
Como boa parte da América Latina, a Venezuela também foi colonizada por espanhóis, que chegaram ao local em 1499. Mas, entre eles, havia um italiano, Américo Vespúcio, que achou que as casas de palafitas no lago de Maracaibo pareciam com as de Veneza. Por isso, chamou a região de Venezuela, que vem do italiano “Pequena Veneza”. Um outra versão é que um geógrafo que acompanhou a expedição identificou um povoado indígena que conhecido como Veneciuela.

Fato é que o país foi colonizado por espanhóis entre 1520 e 1810, quando ocorreu a primeira tentativa de independência. O processo levou mais de 30 anos e o país foi reconhecido como independente em 1845.

Bandeira da Venezuela (Foto: Public Domain/Antonio48PA/Wikimedia Commons)

 

Leia também:
+ Equador: quatro fatos para conhecer o país
+ Argentina: 6 questões essenciais para conhecer o país


Simón Bolívar, o grande ídolo
O militar e político nascido em Caracas liderou o processo de independência da Venezuela, Bolívia, Colômbia, Panamá e Peru. Por isso, alguns historiadores o consideram o “George Washington da América do Sul”, em referência ao comandante que liderou a guerra da independência dos Estados Unidos e se tornou o primeiro presidente daquele país.

Bolívar é muito homenageado em seu país natal: além de dar o nome ao país, que oficialmente se chama República Bolivariana da Venezuela, a moeda local é o bolívar e há um estado, cidade e até uma montanha com o nome de Bolívar.

Uma nação megadiversa
A Venezuela é um dos 17 países com maior biodiversidade do mundo, as chamadas nações megadiversas: há mais de 25 mil espécies de orquídeas, entre elas a “flor de mayo”, símbolo do país; 3900 espécies de fungi e milhares de animais que só existem lá. A geografia também é bastante variada, com cordilheiras, planícies e florestas. Há, inclusive, uma região que é atingida por milhares de raios o tempo todo

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.