Ads Top

O que se sabe sobre o asteroide que passará perto da Terra nesta semana

O que se sabe sobre o asteroide que passará perto da Terra amanhã (Foto: NASA/JPL Horizons)

 

Nesta quarta-feira (29), o asteroide 1998 OR2 fará sua maior aproximação da Terra, quando estará a uma distância cerca de 16 vezes maior que aquela entre nosso planeta e a Lua. Dentre os cientistas que estão observando o objeto, está uma equipe do Observatório Arecibo, em Porto Rico.

A linha branca representa a órbita do asteroide (Foto: NASA/JPL Horizons)

 

Os astrônomos estão sendo liderados por pesquisadores da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos. Segundo eles, o 1998 OR2 faz parte de uma classe especial de asteroides chamados Objetos Potencialmente Perigosos, ou seja, aqueles com mais de 140 metros e que orbitam a Terra a aproximadamente 8 milhões de quilômetros.

 

 

 

De acordo com os pesquisadores, o 1998 OR2 em particular tem aproximadamente 2 quilômetros de diâmetro e gira em torno de si uma vez a cada 4,1 horas. "Embora este asteroide não seja projetado para impactar a Terra, é importante entender as características desses tipos de objetos para melhorar as tecnologias de mitigação de riscos e impactos", disse Anne Virkki, chefe do Radar Planetário no observatório, em comunicado.

Apesar de não representar perigo para nosso planeta agora, os astrônomos acreditam que monitorar Objetos Potencialmente Perigosos seja importante para determinar suas trajetórias futuras. Como contou Flaviane Venditti, pesquisadora do observatório, em declaração à imprensa, "em 2079, o asteroide 1998 OR2 passará cerca de 3,5 vezes mais perto da Terra do que este ano", afirmou. "Por isso é importante conhecer sua órbita com precisão."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.