Ads Top

Como encontrar referências para projetos de lettering

Quando se está começando no lettering uma das dificuldades que você pode enfrentar é a dificuldade em encontrar referências para utilizar em seus projetos.

Observar os trabalhos de outros criativos pode lhe ajudar bastante na criação de seus projetos pois você pode observar melhor a forma básica das letras de um alfabeto, os tipos de composições que podem ser utilizadas, os efeitos que podem ser obtidos utilizando o computador e muito mais.

Sendo assim, para ajudar você a criar seus projetos eu vou compartilhar aqui 3 meios que utilizo para obter referências na hora de criar projetos de caligrafia e lettering.

1. Galerias do Behance

Um dos meus lugares preferidos para obter referências, sem dúvidas, são as galerias do Behance. Além da pesquisa normal que você pode realizar no site eu também gosto de utilizar as galerias com curadoria pois lá você pode encontrar os projetos mais interessantes e com as melhores avaliações.

Gosto de observar a proposta completa dos trabalhos que me chamam mais atenção, observando a técnica e as peças finalizadas. É possível aprender muito nesses exercícios de observação.

2. Perfis criativos no Instagram

Outro lugar que gosto bastante de buscar inspiração são em perfis criativos no Instagram. Se no Behance você encontra ótimos projetos finalizados e bem conceituados, no Instagram você também encontra muitos projetos em desenvolvimento, esboços feitos por profissionais e letterings mais informais compartilhados no dia a dia de cada artista criativo.

Gosto de seguir a hashtag “lettering” pois sempre me ajuda a conhecer novos criativos e ver quais os trabalhos mais interessantes que foram publicados no dia.

Outra hashtag muito legal para se inspirar é a “letteringaddict” que também traz trabalhos muito interessantes. Além das hashtags ainda posso indicar o perfil Lettering RU, que compartilha criações de letras de diversos designers.

Também posso recomendar o perfil “Type Matters Colective” que também possui uma curadoria de lettering muito bacana com diversos tipos de técnicas e composições.

3. O site My Fonts.com

Se você não tem ideia nenhuma de como deve ser o desenho de suas letras, recomendo dar uma olhada no site My Fonts.com. Nele são apresentadas diversas fontes incríveis e com as mais variadas características.

Embora as fontes estejam a venda, você pode simplesmente utilizar as imagens de referência de cada fonte para poder utilizar como inspiração. Observe como é o alfabeto completo de um determinado tipo de letra e tente utilizar esse visual em seus projetos pessoais.

Vou aproveitar e te dar uma dica extra de conteúdo pois no nosso canal nós já gravamos uma live inteira ensinando onde encontrar referências e buscar inspiração. Você pode acessar o vídeo dessa live clicando nesse link. Dá uma conferida que tenho certeza que você vai curtir demais.

Conclusão

Buscar referências é muito importante na hora de criar seus projetos de lettering, então dedique um tempo para ver o trabalho de outros criativos e ver como ele desenvolve o desenho de letras, isso vai melhorar bastante as suas criações.

E se você quiser aprender muito mais sobre lettering e o desenho de letras personalizadas eu quero aproveitar e te recomendar o nosso curso de Lettering Completo na Suíte Criativa, lá você vai aprender a desenhar suas próprias letras e finalizá-las no computador de forma profissional.

Agora eu quero saber de você: onde você busca as suas inspirações quando precisa desenhar letras em seus projetos? Compartilha sua opinião aí nos comentários e vamos aproveitar para trocar uma ideia.

Muito bem criativo hoje eu vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima.

O post Como encontrar referências para projetos de lettering apareceu primeiro em Clube do Design.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.