Ads Top

O que fazer (e não fazer) durante videoconferências de trabalho

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a enfrentar uma realidade de trabalho diferente. Sem a possibilidade de realizar reuniões pessoalmente e com a maioria dos funcionários trabalhando de casa, as videoconferências se tornaram necessárias. O R7 conversou com Vicente Picarelli, que atua há 35 anos na área de Recursos Humanos, para dar dicas do que fazer e do que não fazer durante essas reuniões e não passar vergonha nas frente dos chefes e colegas.

Atenção com o microfone. Fechar o seu microfone sempre que não estiver falando é a primeira dica, pois, se ele ficar aberto, todos poderão ouvir tudo o que acontece em seu ambiente. Se um cachorro latir na vizinhança ou um caminhão passar em frente a sua casa, esses sons podem atrapalhar o fluxo da conversa.

Peça a palavra antes de falar. Seja por meio do chat ou em botões específicos, todas as plataformas possuem métodos para que você chame a atenção e peça a palavra sem ter de interromper as outras pessoas que estão falando.

Lembre-se que você está sendo transmitido em vídeo. Qualquer coisa que você fizer poderá ser vista pelos outros, então fique esperto. “Você pode acabar ficando desatento por estar na sua casa e resolver mexer no nariz ou algo do tipo. Apesar de estar sozinho no ambiente físico, está com mais pessoas no virtual”, comenta Vicente.

Cuidado com o fundo virtual. Durante uma sessão virtual da Quinta Turma do STJ, o ministro Jorge Mussi apareceu com um tubarão ao fundo. Ele disse que o neto colocou e não soube como tirar. Para evitar constrangimentos desnecessários, utilize o mínimo possível os fundos virtuais. Escolha algo condizente com a situação do encontro, mas apenas se o local de trabalho estiver desorganizado e você não quiser que ninguém o veja.

Não faça nada que você não faria em uma reunião presencial. Se você não vai a uma reunião de trabalho de pijama ou camiseta, não o faça na videoconferência. Se, sentado à mesa de reunião, você não se levanta para ajudar alguém que não está na reunião a carregar um pacote de compras, não faça isso em casa também. Mantenha seu foco na reunião até que ela se encerre.

Combine com as outras pessoas da sua casa. Antes de participar da videoconferência, converse com as pessoas que moram com você para que elas evitem fazer barulho e não se aproximem muito de você e apareçam no vídeo sem querer.

Disciplina na condução do assunto. Para aqueles que estão coordenando as reuniões, é importante manter o fio da conversa centrado no tema principal. Já que todos estão em suas casas, a chance de um assunto paralelo tomar conta da conversa e estender desnecessariamente a reunião é grande, principalmente com grupos de muitas pessoas.

Aprenda a lidar com a ferramenta. Normalmente as plataformas de videochamadas são extremamente simples de se utilizar após uma primeira experiência, então pesquise e descubra o que cada botão ou função na tela faz e esteja preparado para a próxima reunião.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.