Ads Top

Resolução linda! Clipes de Freddie Mercury, John Lennon, Whitney Houston, Eurythmics, Elton John e mais são relançados em 4K

Quem busca conteúdos de cultura pop no YouTube deve ter percebido que de algumas semanas pra cá vários vídeos têm aparecido com imagens remasterizadas, mais precisamente em 4K. Em geral esse formato tem contemplado aqueles que como a gente cresceram vendo canais de música como a MTV, auge nos anos 1980 e 1990. A essa altura, clipes em alta definição eram algo bem distante no nosso imaginário.

Quisemos saber mais a respeito e descobrimos que o movimento não é lá tão novo. Tem surgido em fluxos maiores desde dezembro de 2019 e se intensificado nos últimos dois meses. A gente te mostra exatamente o que isso significa. Assista à nova versão de “Last Christmas”, clássico do Wham!, duo que tinha como integrante George Michael.

Era possível ver tantos detalhes no cabelo meticulosamente desajeitado do cantor? Parece inacreditável mesmo e deixa a gente com a impressão de que os anos 1980 foram mais brilhantes do que já pudemos imaginar um dia. Compare com a primeira versão, registrada originalmente em filme 35mm.

Tecnicamente, o que isso significa?

No passado, na era das TVs analógicas, a qualidade de transmissão era limitada a 486 linhas. Isso significa que o telespectador tinha uma qualidade máxima de imagem semelhante à dos vídeos em 480p, facilmente encontrados no YouTube. Era o chamado formato NSTC.

Um pouco depois disso países como Índia e China, bem como redes de transmissão na África, Europa e Oceania adotaram o sistema PAL, que contava com 576 linhas horizontais. Tá, um pouquinho melhor, mas com uma quantidade de detalhes de imagem igualmente inferior.

O processo de remasterização iniciado nos últimos meses, que tem espantado muita gente, não é tão burocrático assim se você tiver em mãos as fitas originais ou mesmo um bom editor de vídeo. Veja outros exemplos feitos pelas próprias gravadoras nos últimos meses.

A divisão europeia da Sony Music, por exemplo, tem tratado as imagens de alguns clipes do Eurythmics, duo formado por Annie Lennox e Dave Stewart. Chegaram a montar esta playlist com lançamentos da banda onde é possível assistir entre outros vídeos “Angel”, “Beethoven (I Love To Listen To)” e “Don’t Ask Me Why”.

Neste aqui vale a pena observar a riqueza dos figurinos.

Há vários outros exemplos. Os principais nós listamos abaixo.

Elton John, “I’m Still Standing”

Whitney Houston, “Greatest Love Of All”

Freddie Mercury, “I Was Born To Love You”

John Lennon, “Imagine”

Bonnie Tyler, “Total Eclipse Of The Heart”

Dead of Alive, “You Spin Me Round”

a-ha, “Take on Me”

George Michael e Mary J. Blige, “As”

E as edições de fãs?

Essa moda vai pegar? Esperamos que sim. O processo não apenas é uma maneira de entregar boas imagens pro público, que possui aparelhos de reprodução modernos, incompatíveis com a qualidade de antes, mas também de preservar obras importantes pra história da arte. A videografia de ícones como Madonna, Britney Spears e Shakira, por exemplo, até pelo menos meados dos anos 2010 esteve restrita a baixa qualidade.

Pra mudar essa realidade, olha só o que surgiu no YouTube nesta semana: o clipe de “I’m Slave 4 U”. Tá em 4K. Com todos os detalhes possíveis. Já assistiu essa coreografia com uma imagem tão boa assim antes? O arquivo abaixo é de autoria de um fã que tem disponibilizado no canal dele, no YouTube, várias outras apresentações da artista. Grande parte foi publicada no último mês.

Apresentações clássicas, ao vivo, também não ficam de fora. Entre outras coisas também encontramos disponível o live de “Emotions”, feito por Mariah Carey na série MTV Unplugged, e aquela versão jazz de “Fever”, interpretada pela Madonna no programa Arsenio Hall, em 1993.

Mas nada talvez chegue aos pés do registro da “Blond Ambition Tour” em Nice. Está em altíssima qualidade, completo… Pense no trabalhão de editar tudo isso? Valeu a pena. Cá entre nós, é possível até observar detalhes do palco que antes eram impossíveis a partir do arquivo extraído do laser disc.

Conta pra gente: qual deles você mais gostou? O que mais deve ser remasterizado em 4K?

O post Resolução linda! Clipes de Freddie Mercury, John Lennon, Whitney Houston, Eurythmics, Elton John e mais são relançados em 4K apareceu primeiro em PAPELPOP.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.