Ads Top

6 dicas para montar um quebra-cabeça com facilidade e sem estresse

Confira algumas dicas para conseguir montar um quebra-cabeça (Foto: Ross Sneddon/Unsplash)

 

Montar um quebra-cabeça parece uma tarefa fácil, especialmente ao observar outras pessoas na labuta — e, mais ainda, se essa pessoa for uma criança, visto que os jogos são muito usados para estimular o desenvolvimento infantil. Mas tudo muda quando é você quem se depara com centenas, senão milhares, de pecinhas para juntar e montar uma imagem. Na quarentena, o jogo se tornou o desafio ideal para passar o tempo. Para ajudar você na missão, separamos algumas dicas:

 

1. Arrume um espaço para trabalhar
O ambiente de trabalho pode afetar muito o resultado final, e isso vale também para atividades lúdicas, mas que requerem resolução de problemas, como montar um quebra-cabeça. Encontre um lugar calmo e quieto, sem distrações, com uma superfície plana e com espaço o suficiente para espalhar as peças e montar a imagem. Evite fazer isso na mesa da cozinha ou de trabalho, onde a tarefa pode ser interrompida por funções não relacionadas a ela.

2. Separe as peças
Para jogos com muitas peças, uma boa ideia é separá-las e agrupá-las conforme as cores que aparecem em cada sessão da imagem final. Por exemplo: se parte da imagem tem um céu azul marcante, busque todas as peças com a mesma cor azul e agrupe-as. Se houverem cores com tonalidades parecidas, experimente separar também as texturas — o azul do céu pode ter uma textura bem diferente de um azul do mar.

 

3. Comece pelas bordas
As peças das bordas são fáceis de identificar por terem um lado reto. Além disso, montá-las primeiro ajuda a ter uma ideia geral do espaço ocupado pelo quebra cabeças e de onde encaixar cada sessão. Ao unir todos as peças em um grande quadrado, evite deixar peças no meio, mesmo que ele fique vazio, pois isso pode confundir o trabalho.

4. Separe por grupos
Com a borda montada, “fatie” a imagem em seções e comece a montá-las. Isso ajuda a manter o foco e a motivação — se você sentir que travou em uma seção, comece a montar outra, e assim por diante. No final, quando houverem menos peças, volte às seções não resolvidas.

5. Tenha paciência
Mesmo que terminar o quebra-cabeça seja uma meta pessoal ou que o objetivo seja quebrar algum recorde, experimente fazer pausas quando o cansaço ou irritação baterem. Isso ajuda a relaxar a mente e, ao voltar para o jogo, você provavelmente conseguirá enxergar tudo com mais clareza.

 

6. Conclua o trabalho
Com as seções montadas, coloque-as dentro da área da borda, usando a imagem guia para mover os blocos aos seus devidos lugares. Insira peças remanescentes, junte tudo, e pronto. Uma dica para quem não pretende encarar o desafio novamente ou quer guardá-lo como recordação é usar pinceladas de cola transparente ou em spray para emoldurar o trabalho. Passe a cola de um lado, espere secar, vire para o outro lado com cuidado e passe a cola novamente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.