Ads Top

Conheça a música criada a partir de ondas acústicas de estrelas

A maioria das pessoas adora ouvir uma boa música que casa perfeitamente com o seu estado emocional ou sua atividade. Costumamos colocar os fones quando vamos ao trabalho, quando estamos no carro, ligamos o som. Muitas vezes ouvimos uma música para relaxar após chegar em casa, depois de um dia cansativo. Ouvimos músicas quando estamos felizes, tristes, precisamos nos concentrar e até mesmo para dormir. São inúmeras situações que nos permitem fazer isso. Até ouvimos músicas olhando para o céu estrelado, imaginando como está lá em cima, no imenso espaço. Essa sim é uma atividade bastante agradável.

Um spoiler: lá em cima, no espaço, as coisas não são tão silenciosas quando pensamos. Com os grandes avanços científicos e tecnológicos, pesquisadores conseguiram descobrir que estrelas são capazes de reproduzir ondas acústicas. Essas, embora sejam imperceptíveis para o nosso ouvido, podem ser gravadas e convertidas em músicas. Com isso, o astrofísico Garik Israelian vem realizando, com a ajuda de outros músicos apaixonados por astronomia, um som diferente. E foi pensando nisso que resolvemos trazer para você, caro leitor, mais detalhes sobre a música feita a partir do som acústico das estrelas. Confira conosco e surpreenda-se.

Música criada a partir de ondas acústicas de estrelas

Israelian e May são dois organizadores do Starmus. Esse é um festival que une cientistas, astronautas e músicos. O evento serve para discutir a exploração espacial. Além de promover diversas palestras, exposições e concertos, o evento ainda realiza o projeto Starsounds. Esse procura criar uma “orquestra” a partir de ondas acústicas. Essas, emitidas por estrelas. Foi compartilhada, recentemente, a primeira música cósmica do Starsounds. Essa foi gerada a partir de infrassons (ondas sonoras extremamente graves) de estrelas, que foram gravadas por Israelian em 2005.

Quem fez o arranjo da canção foi o compositor Brian Eno. Ele foi responsável por aumentar a velocidade das ondas acústicas gravadas por Israelian para que elas pudessem ser ouvidas. Dessa forma, Paul Franklin e Oliver James, especialistas da empresa de efeitos visuais DNEG, produziram as imagens. Essas foram feitas a partir de ondas estelares e imagens do nosso sol. Assim, criaram um clipe musical.

O Starmus acontece desde 2011 e já contou com grandes astronautas, como Alexei Leovov (primeiro homem a ir para o espaço). Além dele, também passaram por lá Jim Lovell (integrante do Apollo 13) e também Neil Armstrong e Buzz Aldrin (integrantes da Apollo 11, que levou o homem à Luan pela primeira vez). Cientistas como Neil deGrasse Tyson e Kip Thorne também participaram do evento.

Música

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia que isso era possível? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Essa matéria Conheça a música criada a partir de ondas acústicas de estrelas foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.