Ads Top

Ferramentas que todo empreendedor criativo deve conhecer

Sabemos que a vida de empreendedor não é fácil. Gerenciar tarefas, transferir e armazenar arquivos de forma segura, organizar as ideias, gerenciar o tempo e não esquecer de coisas importantes são algumas das habilidades que muitos profissionais devem ter.

Por isso, neste artigo separei algumas ferramentas que todo empreendedor deve conhecer para tornar suas tarefas diárias mais fáceis e ágeis.

1- Trello

Para organização e realização de tarefas podemos destacar a ferramenta Trello, na qual você pode criar times, quadros de atividades com cartões de tarefas e ainda atribuir estas tarefas aos membros de sua equipe. Desta forma, você consegue gerenciar e visualizar todas as tarefas que estão sendo realizadas, o andamento delas e quem está responsável por elas.

Com o Trello, ao criar uma tarefa você pode definir uma data de entrega, qual ou quais membros do time ficam responsáveis por ela, atribuir checklist de tarefas, adicionar anexos, definir uma etiqueta para identificar aquela tarefa e adicionar uma imagem de capa para visualizar e identificar mais rapidamente determinada tarefa.

O Trello é uma ferramenta gratuita que traz agilidade, organização e aumento de produtividade para o dia a dia. Além disso, permite fazer integração com outros aplicativos como Dropbox, Slack, Google Drive etc. Na Suíte Criativa nós temos um curso de Gerenciamento de Projetos Criativos com o Trello que vale a pena você conferir.

2- MindMeister

O MindMeister é uma ferramenta de criação de mapas mentais online que serve para você ligar uma ideia central a diversos aspectos a ela relacionados e assim ter uma visão ampla do projeto que você deseja desenvolver.

O plano básico da ferramenta lhe permite criar até 3 mapas mentais gratuitamente e compartilhar com sua equipe para trabalhar em tempo real. Além disso, a ferramenta ainda fornece diversos modelos de mapas mentais que você pode escolher de acordo com sua preferência ou necessidade.

Com o MindMeister você pode também fazer apresentações de ideias para seus clientes, fazer apresentações de cronograma de serviços, inserir datas de entrega, notas, comentários, links, inserir e atribuir tarefas a membros da equipe, classificar tarefas como concluídas, relacionar uma ideia com outra através de setas e personalizar os quadros do mapa com cores, tamanho de fonte, estilo e borda de balão.

3- Toggl

O Toggl é uma ferramenta de gestão de tempo, onde você pode marcar um período para realizar uma tarefa e quando você concluir basta apertar em stop que o aplicativo vai contabilizar a duração daquela tarefa.

Esta ferramenta disponibiliza relatórios e um calendário de atividades, o que torna o trabalho mais focado, ágil e organizado. Ela lhe permite ter uma ideia da média de tempo que você gasta ao realizar uma tarefa. Caso você seja um empreendedor individual, esta ferramenta pode lhe auxiliar na formação do preço de sua hora de trabalho.

4- Dropbox

O Dropbox lhe permite armazenar e trocar arquivos com outras pessoas em qualquer lugar que elas estejam, desde que esteja ligado à internet. Você também pode instalar o aplicativo em seu computador e celular e quando alterar um arquivo dentro do aplicativo, em poucos segundos ele atualizará o arquivo para todos os dispositivos conectados a ele.

Esta ferramenta é muito útil para transferir e armazenar arquivos leves e pesados e ótima para quem trabalha a distância, pois você pode compartilhar pastas com diversos arquivos com os membros de sua equipe e trabalhar com os documentos dentro destas pastas compartilhadas. A ferramenta possui planos gratuitos e pagos e vale a pena você conferir.

5- Evernote

O Evernote funciona como um grande bloco de anotações online que você pode atualizar em seu computador ou Smartphone. Sempre que desejar anotar uma ideia para não esquecer depois, você pode usar esta ferramenta.

Com o Evernote, você pode criar cadernos principais com diversas anotações personalizadas dentro deles e ainda compartilhar e acrescentar etiquetas em suas anotações. Caso deseje, você pode convidar pessoas para visualizarem e contribuírem com suas anotações. A ferramenta possui planos gratuitos e pagos para você conferir.

Conclusão

Essas são algumas das ferramentas que podem auxiliar os empreendedores a agilizar suas tarefas diárias. Experimente algumas delas e veja qual se encaixa melhor para atender suas necessidades. Por fim, gostaria de ressaltar aqui o Freelancer Toolkit um conjunto de ferramentas criado pelo Clube do Design para auxiliar profissionais autônomos em seu trabalho profissional. Deixe aqui nos comentários qual ferramenta você mais gostou de utilizar.

O post Ferramentas que todo empreendedor criativo deve conhecer apareceu primeiro em Clube do Design.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.