Ads Top

Como o TikTok recomenda vídeos na aba For You

Como o TikTok recomenda vídeos na aba #ForYou (Para Você)? Depois da polêmica que desnudou os métodos da rede social que evitou promover vídeos de usuários “feios” e “pobres”, a plataforma entrou em mais detalhes sobre como funciona o “TikTok For You”. O feed na tela inicial funciona como uma área de descoberta, é fundamental para a experiência no aplicativo e também é onde a maioria dos usuários passa o tempo. 

solen-feyissa-tiktok-unsplash

Como funciona o For You no TikTok

Quando você abre o TikTok, a primeira coisa que vê é o feed For You (Para você). Lá, recebe um fluxo de vídeos com curadoria do TikTok baseada nos seus interesses. Ou seja, algoritmo. Este feed é alimentado por um sistema de recomendação que entrega conteúdo para cada usuário (incluindo só o que importa, excluindo o que não). 

“Parte da mágica do TikTok é que não há um único feed For You – pessoas diferentes podem encontrar alguns dos mesmos vídeos de destaque, mas o feed de cada pessoa é único e personalizado para o indivíduo específico”, explica um post no blog oficial.

A ByteDance, dona do aplicativo, afirma que a missão do TikTok é inspirar criatividade e trazer alegria. Mas, nem sempre foi assim. A tirar pelas polêmicas sobre privacidade.

O “Para Você”, na versão em português, define a experiência no TikTok, e é natural se questionar como as recomendações são escolhidas. No início de 2020, documentos vazados mostraram que o TikTok censurou rostos e corpos considerados feios, pessoas com deficiência e ambientes pobres, como favelas, na sua estratégia para atrair novos usuários. Em sua defesa, a rede social disse que tais políticas deixaram de ser usadas.

No olho do furacão, a rede social decidiu detalhar melhor como tudo funciona.

O TikTok disse, ainda, que trabalha para combater problemas com os quais todos os serviços de recomendação podem lidar e prometeu compartilhar dicas de como você pode personalizar sua experiência de descoberta no TikTok e ter mais controle no feed.

Sistemas de recomendação

Os sistemas de recomendação estão no Facebook, no Twitter e também no TikTok. Conforme a própria rede social sinaliza, das lojas como a Amazon ao streaming como a Netflix, os sistemas de recomendação ajudam a criar uma experiência personalizada.

Em geral, esses sistemas sugerem conteúdo depois de levar em conta as preferências do usuário, expressas por meio de interações com o aplicativo, como postar um comentário, cutir um link ou seguir uma conta com temática específica. São esses sinais que ajudam o sistema de recomendação a avaliar o conteúdo que você gosta mais.

O TikTok For You

Sendo assim, o For You também deveria considerar suas interações no TikTok. Contudo, quem começou a usar o aplicativo — sem um histórico extenso para que a inteligência artificial pudesse deliberar — notou que há uma tendência a assuntos e pessoas por lá.

“O feed reflete preferências exclusivas do usuário. O sistema recomenda o conteúdo classificando os vídeos com base em uma combinação de fatores — começando pelos interesses que você expressa como novo usuário e ajustando para coisas nas quais você também não está interessado — para formar o seu feed personalizado”, diz.

As recomendações são baseadas em alguns fatores óbvios:

  • Interações do usuário, como vídeos que você curtiu ou compartilhou, contas que você segue, comentários que você publica e conteúdo que você cria;
  • Informações de vídeo, que podem incluir detalhes de legendas, sons e hashtags.
  • Configurações de dispositivo e conta, como preferência de idioma, configuração de país e tipo de dispositivo. 

E, também, em outros fatores mais subjetivos:

Esses fatores ajudam o sistema de recomendação, mas eles recebem um peso menor em relação a outros dados, considerados “mais fortes”. Os vídeos são classificados para determinar a probabilidade de interesse pelo conteúdo e entregues nos feed exclusivo.

“Um forte indicador de interesse, como se um usuário termina de assistir a um vídeo mais longo do começo ao fim, receberia maior peso do que um indicador fraco, como se o visualizador e o criador do vídeo estão no mesmo país”, explica o texto da plataforma. 

Como funciona o algoritmo do TikTok

Ainda de acordo com o TikTok, embora seja provável que um vídeo receba mais visualizações se publicado por uma conta com mais seguidores, em virtude dessa conta ter construído uma base maior de seguidores, nem a contagem de seguidores nem se a conta teve vídeos anteriores de alto desempenho são “fator direto” na recomendação.

Ou seja, se você está assistindo e curtindo vídeos dos quais não gosta, só para ajudar as estatísticas de uma conta ou porque se trata de um amigo, isso está moldando a sua experiência no For You. Você deve ver mais vídeos parecidos com esses em algum aspecto. Para mudar isso, é preciso ser mais seletivo e não se deixar levar, assistindo até o final tudo que aparece no feed da tela inicial, embora seja quase impossível parar.

Como o TikTok recomenda vídeos na aba For You

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.