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Elementos essenciais para o design de marcas #03

Trabalhar com design de marcas requer entender muitos conceitos que tem seu significado em constante evolução. Por isso é necessária a leitura e atualização constante nesta área.

Ao entender melhor os elementos essenciais para a criação de uma marca, você consegue desenvolver de forma mais rápida e acertada os seus projetos.

A partir disso, nessa terceira parte do artigo sobre os elementos essenciais para o design de marcas eu acrescento alguns conceitos que estão intimamente ligados ao assunto.

Caso não tenha lido a primeira parte do artigo clique aqui e para ler a segunda parte do artigo clique aqui.

1- Identidade Visual

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que formam a personalidade da marca, seja de uma empresa, profissional, produto ou serviço. Ou seja, a forma visual como eles se apresentam em seus diferentes tipos de comunicação.

Desta maneira, ao visualizar elementos de uma determinada identidade visual, a reação esperada é que se faça associação com a marca representada por aquela identidade.

Se você reconheceu a empresa Coca-Cola na imagem acima, então aí está um bom exemplo de uma identidade visual consistente e bem construída. Mas sabemos que somente isso não basta para que as pessoas lembrem da marca ao olhar para os itens de identidade visual.

Além disso, existe muita propaganda, muita repetição desses elementos da identidade visual para ativar a memória das pessoas em relação à determinada marca.

Por isso, é tão importante construir uma identidade visual consistente, testando seus elementos nos mais variados formatos e tipos de aplicação. Além disso, a identidade visual deve ser pensada de acordo com as estratégias da marca a fim de integrar a identidade corporativa.

2- Identidade de Marca

A identidade de marca possui um sentido mais abrangente, pois considera aspectos tangíveis e intangíveis da marca. Neste caso, não estamos falando apenas da construção da marca gráfica ou da identidade visual, mas também de aspectos como missão, visão, valores e estratégias de uma empresa ou profissional.

Para Andrea Semprini, “é a identidade que define em poucas palavras a missão, a especificidade e a promessa da marca”. A partir disso, podemos entender que a identidade de marca carrega tanto o sistema visual como o sensorial e de significados da marca.

Na imagem acima, se você consegue perceber conceitos de movimento, diversão e inclusão, acredite que isso não é à toa. A cultura empresarial da Coca-Cola European Partners por exemplo cita: “Em primeira linha, centrada no cliente. Rápida e ágil. Capacitada e apaixonada. Diversa e inclusiva”. O comportamento no qual a Coca-Cola se baseia está relacionado a curiosidade, empoderamento, inclusão e agilidade.

Perceba então, que há uma coerência e uma consistência na comunicação da empresa não somente na sua marca gráfica e em sua identidade visual, mas também no seu discurso, na sua cultura e publicidade em geral e isso faz que a empresa seja vista com uma personalidade, uma essência e traz identificação e relação próxima com o consumidor.

3- Sistema de Identidade Visual

O sistema de identidade visual corresponde a aplicação sistematizada dos elementos da identidade visual. Esse sistema organiza as informações visuais relacionadas a determinada empresa ou profissional.

O produto deste sistema é o manual de identidade visual, que comporta as assinaturas visuais, a paleta de cores institucionais, as famílias tipográficas, usos corretos da marca gráfica, reprodução e redução da mesma, papelaria institucional, sinalização, uniformes, embalagens, veículos de frota, pontos de venda, entre outros.

O manual de identidade visual varia de acordo com o negócio. Além disso, ele é feito somente após todos os itens de identidade visual serem desenvolvidos e aprovados. Ou seja, ele é personalizado de acordo com cada projeto.

Os manuais estipulam orientações sobre o uso da marca gráfica e sobre a identidade visual de forma geral. Eles podem incluir ações relacionadas a diversas áreas do conhecimento como a arquitetura (com projetos de ambientes da empresa), à área têxtil (com a produção de uniformes), área de design gráfico, de comunicação, de mídias digitais etc.

Conclusão

Os elementos mencionados neste artigo são de extrema importância para a construção da identidade corporativa, que constitui a essência da empresa ou profissional.

Os elementos mencionados nesta série de artigos compõem a identidade corporativa. A marca gráfica, construída a partir do briefing, da pesquisa, dos conceitos, do seu símbolo, cores e conteúdo, assim como sua identidade visual, sua identidade de marca e seu sistema de identidade visual.

Todas essas questões se agrupam e formam a essência, a personalidade e a cultura da empresa ou profissional. Ou seja, como eles se mostram e se comportam no mercado e em relação aos seus clientes e à sociedade.

E você? Já tinha entrado em contato com esses conceitos? Como aplica esses elementos em seus projetos? Conta aqui para a gente e contribua com a sua experiência. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que terei o maior prazer em responder.

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