Ads Top

Estudo calcula idade dos cachorros equivalente à dos humanos

Não basta multiplicar os anos de vida do cão por 7
Não basta multiplicar os anos de vida do cão por 7 Pixabay/Reprodução

Pesquisadores da Universidade da de San Diego, nos EUA, publicaram um estudo, na última quinta-feira (2), que apresenta uma forma mais precisa para calcular quantos anos os cachorros teriam se fossem humanos. 

Uma conhecida "fórmula" para fazer essa conversão de idade multiplicava por 7 os anos de vida do animal. Assim, um cachorro de 2 anos teria 14 em 'anos humanos'.

De acordo com o estudo, os cães envelhecem de forma muito mais rápida, mas o desenvolvimento não acontece como uma curva reta, diferentemente dos humanos. 

"Um cachorro de um ano tem a idade similar a um humano de 30, e, com 4 anos, os cães podem ser comparados a humanos de 52 anos. Quanto mais velhos os cachorros ficam, mais devagar envelhecem", explica Trey Ideker, líder da pesquisa e professor da Universidade de San Diego.

Gráfico mostra proporção em envelhecimento de um cachorro em relação aos humanos
Gráfico mostra proporção em envelhecimento de um cachorro em relação aos humanos Divulgação/ UCSD

O resultado da pesquisa apresenta um novo "relógio genético" que determina a idade com base no desenvolvimento das células e suas mudanças químicas. Compostos, como a methiolamina, estão presentes em células mais velhas mesmo que o DNA não tenha se alterado. 

"Esses indicadores são como pistas da idade do genoma. Podem ser comparadas às rugas no rosto de pessoas mais idosas, denunciam a idade", continua Ideker. 

De acordo com o pesquisador, a descoberta permite a criação de produtos específicos para cada idade do animal, além de auxiliar nos testes de novos remédios para cães e até para paciente humanos, baseados na genética de cada um.

Veja também:  

Cãozinho não sai de casa sem um de seus bichinhos de pelúcia

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.