Ads Top

Estudo reforça que pedras do Stonehenge foram transportadas por terra

Stonehenge (Foto: Jack B./Unsplash)

 

Os blocos de pedra que compõem o Stonehenge, localizado em Wiltshire, no sul da Inglaterra, foram transportados até lá por via terrestre, segundo análises mineralógicas realizadas por cientistas britânicos. A conclusão está publicada na edição de agosto do Journal of Archaeological Science e vai contra a teoria amplamente aceita anteriormente de que a matéria-prima do monumento teria sido levada do País de Gales para Wiltshire através do Canal de Bristol.

 

Construído entre 3000 e 2000 a.C., o monumento teria sido criado usando uma mistura de pedras locais e de origem distante. Um exemplo seria a Pedra do Altar, um bloco de 2 metros de largura que pesa cerca de 5,5 toneladas e está parcialmente escondido sob duas outras pedras do monumento.

Sua composição teria origem em uma pedreira em Milford Haven, no noroeste do País de Gales. O novo estudo, entretanto, indica que a composição de minerais da Pedra do Altar não combina com a matéria-prima dessa pedreira, mas sim com o material presente na área onde hoje encontra-se a cidade de Abergavenny, à leste do país.

Alguns dos cientistas que participaram do novo estudo já teorizavam que as pedras "estrangeiras" de Stonehenge não eram da pedreira no País de Gales. Em um artigo publicado na Antiquity em 2019, a equipe defendia que a matéria-prima não fora extraída de Milford Haven.

Acima a análise mineralógica da Pedra do Altar, abaixo a de uma amostra da Milton Haven (Foto: Journal of Archaeological Science)

 

"A ideia era que [os blocos] foram arrastados pelas encostas do sul de Milford Haven e depois transportados de balsa pelo estuário de Severn e pelo rio Avon até a planície de Salisbury", relatou Rob Ixer, que participou de ambos os estudos, em uma entrevista concedida à época ao The Guardian. "Em vez disso, acreditamos agora, e parece bastante provável, que as pedras foram transportadas manualmente."

De acordo com a nova teoria, a Pedra do Altar teria sido coletada em Abergavenny e transportada pelo estuário do rio Severn, uma região movimentada à época. Para chegarem a uma conclusão mais precisa sobre a rota dos antepassados, porém, os pesquisadores ressaltam que é essencial confirmar de onde veio a Pedra do Altar — o que ainda não aconteceu. "Quando a fonte for localizada, as implicações para as rotas de transporte poderão ser exploradas", escreveram os autores do estudo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.