Ads Top

Ilha espanhola testa aplicativo contra covid-19 que simula surto

Expectativa é que 3 mil habitantes baixem o aplicativo
Expectativa é que 3 mil habitantes baixem o aplicativo Borja Suarez/Reuters 2.2.2020

Moradores da ilha espanhola La Gomera começaram a baixar um aplicativo para impedir a propagação de infecções por covid-19, programa piloto que simula um surto da doença.

Se o teste for bem-sucedido na ilha, com uma população de cerca de 22 mil habitantes, uma das menores do arquipélago das ilhas Canárias, ele pode ser realizado em todo o país.

Autoridades fornecerão aos usuários códigos gerados aleatoriamente, alguns dos quais mostrarão que são positivos para a covid-19 dentro da simulação, para registrar contatos entre pessoas que usam a tecnologia bluetooth e alertá-las se tiverem contato com um dos "casos positivos".

Os organizadores esperam que 3.000 pessoas façam o download do aplicativo, permitindo simular 300 diagnósticos positivos no sistema, uma taxa de infecção de 10%.

A Espanha está testando uma ferramenta baseada em um padrão desenvolvido pela Apple e Google pelo que já foi usado por países como a Alemanha. Ele contém dados sobre dispositivos para preservar a privacidade do usuário - uma das principais preocupações à medida que tecnologias semelhantes são lançadas em todo o mundo.

Joel Serafin, técnico florestal de 46 anos que se ofereceu para ajudar as pessoas a baixar o aplicativo em San Sebastián, a principal cidade de La Gomera, disse que as pessoas estão menos receosas com a privacidade do que ele esperava.

"De cada 10 pessoas que me procuram, talvez apenas uma pergunte sobre a questão da privacidade, as outras não se importam", disse ele.

Veja também: 

Restaurantes ficam vazios no 1º dia de reabertura em São Paulo

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.