Ads Top

Como criar um bom briefing para projetos de design de marcas

Se você é da área criativa, eventualmente já deve ter se deparado com o termo briefing. Então, deve saber que o briefing é um documento no qual o profissional criativo irá registrar diversas respostas de seus clientes em relação ao projeto que você irá desenvolver.

O briefing é utilizado para dar um direcionamento ao designer sobre como proceder em relação a determinado projeto. Ou seja, é algo mutável, podendo ser adaptado de acordo com o projeto a ser desenvolvido.

No entanto, você pode criar um ou mais modelos de briefing para aplicar em seus projetos e desta forma compreender melhor o posicionamento, a área de atuação, a personalidade de seu cliente entre outras informações. E tudo isso irá lhe ajudar na hora da criação de um projeto de marca.

Para que você saiba como criar um bom briefing para utilizar em seus projetos, vou descrever em seguida alguns pontos muito importantes que devem fazer parte deste documento.

1- Dados do Cliente

O briefing é o seu primeiro contato com o cliente e, por isso, você deve anotar todos os dados referentes a ele como o seu nome, telefone, mídias sociais (caso possua) nome de sua empresa etc.

Além disso, esta é a oportunidade para você conhecer o seu cliente. Quem ele é? O que ele faz? Como ele trabalha? Qual o seu negócio? Qual a grande área que atua e qual a área específica que trabalha?

Estes são questionamentos iniciais e fundamentais para que você comece a se familiarizar com o cliente e com a sua área de atuação.

2- Objetivo do Projeto

Neste ponto você deve questionar que objetivos o cliente pretende atingir com a criação da sua marca. O que ele deseja? Quais são os seus planos com este projeto? Quais os resultados ele espera do projeto?

Aqui você irá compreender melhor quais as intenções do cliente ao lhe contratar para criar a marca e desta forma você poderá sugerir, de acordo com a sua experiência, melhores soluções para este empreendimento.

3- Especificidades do Cliente

Aqui você deve aprofundar o seu conhecimento sobre seu cliente e perguntar qual a missão e a visão de sua empresa? Qual o público-alvo? Qual a sua persona? Quais são as prioridades de sua marca? Qual o seu posicionamento? Como deseja ser visto e percebido no mercado? Quais são os seus produtos e/ou serviços?

Utilizando essas perguntas você conseguirá obter um panorama da atuação da empresa de seu cliente: como ela se comporta, como quer ser vista pelo seu público e quem ela atende. A partir disso, você poderá ter mais materiais para lhe auxiliar em sua criação.

Desta forma, seu repertório em relação ao seu cliente irá aumentar e consequentemente você terá mais chances de criar uma marca que satisfaça as suas necessidades.

4- Palavras-Chave

Neste momento, você tentará captar palavras que identifiquem e estejam relacionadas a empresa de seu cliente.

Questione quais são os valores da empresa (aquilo que a empresa crê e valoriza e que define a sua personalidade). Os seus valores definem a forma como a empresa age, a sua filosofia e suas atitudes no mercado.

A empresa pode ter, por exemplo, os valores de honestidade, ética, responsabilidade, sustentabilidade, entre outros. No entanto, ela deve sempre lembrar que suas ações devem respeitar esses valores e que eles devem estar alinhados aos seus objetivos empresariais.

Além disso, outro ponto para você captar palavras-chave em um briefing é a personalidade da empresa, ou seja, as suas características. Se ela é uma empresa séria, tradicional, descontraída, jovial, divertida, socialmente e ambientalmente preocupada etc.

A partir desses dados, você pode construir um painel representativo sobre esta empresa e assim você terá informações importantes para o conceito da marca gráfica que está desenvolvendo.

Ao finalizar as etapas anteriores, você pode desenvolver um texto referente a essência da marca no qual você irá unir todas as principais informações coletadas a respeito da empresa de seu cliente em um só parágrafo. Isso irá lhe ajudar a condensar as informações e a mostrá-las de forma mais objetiva e fácil de serem visualizadas e entendidas.

5- Projeto e Criação

Para a etapa de projeto e criação você fará perguntas mais direcionadas para a construção do conceito da marca gráfica e de seus elementos visuais. Aqui você deve perguntar qual o nome que o cliente deseja que conste em sua marca gráfica, assim como a tagline ou slogan da empresa.

Além disso, você pode perguntar sobre algo que o cliente quer que exista ou que ele não quer que exista na marca gráfica, se ele tem preferência ou rejeição em relação a alguma cor, forma ou tipografia.

Aqui você também pode perguntar ao seu cliente se existem outras marcas que ele admira ou que chamem a atenção dele de forma positiva. Desta forma, você se aproxima mais do estilo visual dele e entende melhor a linha comunicacional que o cliente deseja ter. É importante lembrar que essa informação serve como inspiração e não para cópia de uma outra marca ou identidade visual.

Por fim, você deve perguntar ao cliente se ele deseja acrescentar alguma outra informação relevante ao documento e se você também tiver alguma informação, reserve uma área para as suas anotações a respeito de suas impressões no momento da conversa com o cliente. Isso irá lhe ajudar bastante na hora da criação.

Conclusão

Em relação ao briefing é importante ressaltar que ele deve ser feito com paciência e atenção, de preferência em uma reunião presencial com o cliente, para que você ouça atentamente as suas necessidades e desejos e para que ele também ouça os seus conhecimentos sobre o assunto e crie confiança e relacionamento com você.

Se você ainda não sabe como começar, vou deixar aqui um modelo de briefing para projetos de marcas que utilizo sempre. Parte deste briefing me foi apresentada através do grande professor Lincoln Seragini e parte eu adaptei de acordo com meus cursos e com a minha experiência de mercado. Aqui estão somente as perguntas, você pode adaptar o layout da forma que achar mais interessante.

Você já usa um modelo de briefing para projetos de marcas em seu dia a dia? Conta aqui para a gente sobre a sua experiência. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que terei o maior prazer em responder.

O post Como criar um bom briefing para projetos de design de marcas apareceu primeiro em Clube do Design.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.