Ads Top

Elon Musk revela chip da Neuralink que conecta cérebro a computadores

Após uma longa espera pela live da Neuralink nesta sexta-feira (28), Elon Musk finalmente revelou os primeiros detalhes sobre o chip que pretende conectar o cérebro humano a computadores. A ideia é que o dispositivo fique colado – literalmente – ao seu crânio, e que possa realizar funções semelhantes às de um dispositivo vestível, como um smartwatch, por exemplo.

chip da neuralink

Para além das funções de wearables comuns, o interesse da Neuralink é proporcionar soluções para condições neurológicas, como perda de memória, audição ou visão, e até doenças como depressão e ansiedade.

É claro que ainda falta muito para que isso aconteça, de fato. Atualmente, o chip está sendo testado em animais – durante a apresentação, Musk mostrou como o implante é capaz de ler atividades cerebrais em porcos, enquanto uma cobaia farejava o chão de um pequeno cercado montado no palco.

chip da neuralink lê impulsos elétricos em porcos

A arquitetura do projeto recebeu diversos avanços no último ano, passando de um dispositivo com diversas ramificações consideravelmente extensas para um chip pequeno, com 1.024 pequenos eletrodos de espessura menor do que um décimo de um fio de cabelo, que ficam alocados em uma cavidade feita no crânio.

Além de ler a atividade cerebral, esses eletrodos também são capazes de enviar informações ao cérebro, estimulando neurônios e induzindo reações aos impulsos elétricos.

nova arquitetura chip neuralink

De acordo com Musk, o implante não será visível – o resultado, após a cirurgia, seria apenas uma pequena cicatriz, que ficaria coberta pelo cabelo. O chip teria bateria para um dia inteiro, e poderia ser carregado facilmente à noite, por indução, da mesma forma que se você carrega um Apple Watch, por exemplo.

Já a cirurgia seria feita por um robô bem simpático (esse aí no print abaixo), semelhante a uma máquina de costura, que seria o responsável por inserir as pequenas agulhas no seu cérebro. O processo poderia ser feito em uma manhã, e você poderia deixar o hospital à tarde – sem a necessidade de anestesia geral.

robô cirurgião neuralink

A Neuralink recebeu a designação de “dispositivo inovador” da FDA, e está resolvendo algumas questões pendentes com testes de segurança para posteriormente iniciar os primeiros implantes em humanos.

E é com essa notícia, e a demonstração desta sexta, que Elon Musk pretende conseguir pessoas interessadas no projeto para trabalhar no aprimoramento do chip. De acordo com ele, a empresa busca por neurocientistas, engenheiros, especialistas em robótica e até mesmo profissionais que cuidem dos animais durante o processo. Os interessados podem se inscrever no site da Neuralink.

Mas, e aí, você colocaria um chip desses no seu cérebro?

Elon Musk revela chip da Neuralink que conecta cérebro a computadores

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.