Ads Top

Livro de colorir conscientiza crianças sobre rota do plástico até o oceano

Livro de colorir tem o objetivo de conscientizar crianças sobre a poluição causada pelo plástico (Foto: Divulgação)

 

O plástico é, atualmente, uma das principais ameaças à vida marinha: de acordo com a ONU, cerca de 8 milhões de toneladas desses resíduos entram nos oceanos a cada ano. Além de medidas urgentes, é preciso garantir também que as futuras gerações saibam como proteger os mares do planeta. 

Pensando nisso, a ONG internacional Oceanic Global convidou a artista plástica brasileira Kalina Juzwiak, mais conhecida como Kaju, para criar um livro de colorir que tem como objetivo desenvolver a reflexão acerca do caminho do plástico até o habitat marinho. Intitulada The Plastic Journey ("A Jornada do Plástico", em tradução livre), a obra traça o percurso que o plástico faz de quando o descartamos até a natureza.

 

"Criamos um meio interativo no qual as crianças têm um desafio — que é pintar os objetos — e, com isso, elas acabam pensando sobre os perigos da poluição", conta Kaju, em entrevista a GALILEU. "Mostramos a quantidade de plástico que há no cotidiano em sete temas: na cidade, no supermercado, na escola, no parque, em casa, na praia, até chegar no fundo do mar".

O livro traz ainda dados mundiais e informações focadas nos Estados Unidos, onde foi lançado em junho. Os pequenos aprendem que um saquinho plástico tem, em média, vida útil de 12 minutos antes de ser jogado no lixo e que um em cada quatro peixes no mar tem microplásticos em seu estômago. A cada página, o leitor entende que suas ações estão diretamente ligadas ao que chega aos oceanos.

No livro, é possível aprender que os microplásticos estão dentro da nossa casa e podem até sair das roupas que vestimos (Foto: Divulgação)

 

Para Kaju, a obra é necessária porque pode ajudar a transformar o futuro do planeta. Além disso, ela ressalta que a presença dos cuidadores das crianças no processo de pintura é essencial. "É importante que elas tenham um acompanhamento de adultos que as ensinem sobre o que está acontecendo com o meio ambiente", analisa a artista. "Elas podem mudar seus hábitos se entenderem quais são as consequências".  

O projeto viralizou e chegou até o continente africano, onde está sendo usado como parte da educação em uma comunidade em Camarões. Não à toa, a Oceanic Global decidiu ampliar a ação: o livro está sendo traduzido para outros idiomas, inclusive português e espanhol. O objetivo é adaptar informações importantes sobre a poluição dos oceanos para cada região em que o projeto for divulgado.

Os desenhos feitos para a primeira versão do livro estão disponíveis no site da instiuição e toda a renda obtida será revertida para a preservação dos mares.

Para Kaju, as crianças podem transformar seus hábitos quando são ensinadas por seus cuidadores (Foto: Divulgação)

 

 

*Com supervisão de Luiza Monteiro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.