Ads Top

MacBook mais leve com Apple Silicon pode chegar ainda este ano

A Apple confirmou que os primeiros Macs com processadores Apple Silicon, baseados em arquitetura ARM, serão lançados ainda em 2020. Um dos primeiros modelos poderá ser um MacBook ultraportátil com tela de 12 polegadas: ele teria um chip Apple A14X e uma bateria com autonomia entre 15 e 20 horas.

MacBook Air com macOS

As informações são do China Times, que consultou fontes dentro da cadeia de fornecedores da Apple. O novo MacBook com Apple Silicon seria equipado com uma tela Retina de 12 polegadas e teria um peso menor que 1 kg, o que é mais leve que o atual MacBook Air, de 1,29 kg. Ele deverá ter conexão USB-C, como já acontece nos iPads Pro e laptops da Apple.

O processador, que é chamado internamente de Tonga e também equipará a próxima geração do iPad Pro, será chamado de Apple A14X, uma variante mais potente do Apple A14 que estará dentro dos iPhones 12. Segundo o veículo, o desenvolvimento do chip já foi finalizado e a fabricação em massa ficará a cargo da TSMC, em um novo processo de 5 nanômetros.

iMac com GPU própria da Apple ficaria para 2021

Além do MacBook ultraportátil, a Apple deve lançar um iMac com Apple Silicon e chip gráfico próprio, mas o novo computador deve ficar só para o segundo semestre de 2021. Um detalhe importante é que, de acordo com o China Times, a Apple cancelou o suporte às placas de vídeo da AMD no macOS compilado para ARM, indicando que a máquina terá uma GPU da Apple, como nos iPhones e iPads.

O chip gráfico da Apple para os iMacs, com codinome Lifuka, também seria fabricado no processo de 5 nm da TSMC. “A nova GPU fornecerá melhor desempenho por watt e maior desempenho computacional. Possui tecnologia de renderização diferida baseada em blocos (TBDR) que permite aos desenvolvedores produzirem aplicativos profissionais e games mais poderosos”, diz o site.

MacBook mais leve com Apple Silicon pode chegar ainda este ano

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.