Ads Top

Um dos maiores telescópios do mundo parou atividades após cabos romperem

Arecibo: um dos maiores telescópios do mundo sofre danos após cabos quebrarem (Foto: OBSERVATÓRIO DE ARECIBO)

 

Um dos maiores telescópios do mundo, o Observatório de Arecibo, em Porto Rico, sofreu danos severos. Na última segunda-feira (10), um dos cabos auxiliares que sustenta uma plataforma de metal na parte superior de sua estrutura sofreu um corte de 30 metros de comprimento.

 

 

 

A ruptura ocorreu na madrugada, por volta de 2h45, quando não havia funcionários no local. Um cabo caiu e acabou danificando também entre seis e oito painéis no Domo Gregoriano. As operações no observatório, gerenciado pela Universidade da Florida Central, nos Estados Uidos, foram interrompidas até que os reparos possam ser feitos. Ainda não se sabe o que causou o rompimento, mas engenheiros estão investigando a situação. 

A instalação é usada por cientistas de todo o mundo para conduzir pesquisas em ciências atmosféricas, planetárias e outras áreas. Há quase 60 anos, o Arecibo é um dos pilares da radioastronomia, pesquisa atmosférica e ciência planetária. Ele foi o principal telescópio usado na busca por inteligência extraterrestre por muitos anos. 

 

 

 

"Temos um time de especialistas avaliando a situação. Nosso foco é garantir a segurança de nossa equipe, protegendo as instalações e equipamentos, e restaurando as instalações", disse Francisco Cordova, diretor do observatório, em nota.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.