Ads Top

Aplicativo permite visitar jardins e exposições do Museu do Ipiranga

Aplicativo permite visitar Museu do Ipiranga virtualmente (Foto: Reprodução/app Museu do Ipiranga Virtual)

 

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, está previsto para ser reaberto em 2022. Mas, até lá, é possível conhecer a instituição por outros meios. Para celebrar os 198 anos da declaração da independência do país, o museu, que pertence à Universidade de São Paulo (USP), está promovendo uma série de ações desde o último dia 24 de agosto.

 

Entre elas, o lançamento, no dia 1º de setembro, do aplicativo Museu do Ipiranga
Virtual
. Disponível (por enquanto) para Windows, iOS e navegadores, o app permite visitar virtualmente os jardins do museu e ainda duas exposições com o acervo da instituição. Uma das mostras traz personagens da independência do Brasil.

Fachada do Museu do Ipiranga vista pelo aplicativo (Foto: Reprodução/app Museu do Ipiranga Virtual)

 

Como um game, o usuário pode caminhar por um cenário tridimensional a partir de um avatar. O passeio permite ainda um voo panorâmico e interagir com a fachada do edifício.

Aplicativo possibilita voo panorâmico pelo Museu do Ipiranga (Foto: Reprodução/app Museu do Ipiranga Virtual)

 

Outras ações

No dia 1º, algumas das principais imagens do acervo do Museu do Ipiranga foram transformadas em filtros do Instagram. A ideia é que as pessoas apliquem em si mesmas retratos de Dom Pedro I, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria, além de “A baiana”, personagem de uma pintura anônima que se destaca no acervo do museu. A brincadeira vem acompanhada por perguntas sobre quem são esses personagens e como foram construídas suas identidades históricas.

Nesta segunda (7), será lançado o videoclipe da música Paratodos, de Chico Buarque. A canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.

 

O videoclipe estreia simultaneamente, às 14h, nas plataformas do museu, do Sesc e da USP e contará com uma participação especial de Chico Buarque, cantando um trecho da canção.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.