Ads Top

Brasil tem resultado histórico na Olimpíada Internacional de Matemática

Em 10º, Brasil tem melhor resultado na Olimpíada Internacional de Matemática (Foto: IMPA)

 

 

Em 2020, o Brasil alcançou seu melhor desempenho na história de suas participações na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês). Os resultados da competição foram compartilhados no último domingo (27) e uma cerimônia de premiação foi realizada pela internet na segunda-feira (28).

 

 

 

O time brasileiro conquistou o 10º lugar entre os 105 países participantes, ficando à frente de equipes como as de Japão, França, Canadá e Alemanha. Ao todo, os estudantes receberam seis medalhas, sendo uma de ouro e cinco de prata. Dentre os premiados estão Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE), que recebeu o ouro; Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); e Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI), que receberam a prata.

"Fiquei me sentindo bastante feliz. Foi uma ótima recompensa por todo o esforço que eu coloquei nessa minha preparação nos últimos cinco anos", afirmou Cabral, em declaração. "A dedicação contínua, as aulas preparatórias do meu colégio e os treinamentos proporcionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) me ajudaram muito."

Em 10º, Brasil tem melhor resultado na Olimpíada Internacional de Matemática (Foto: Impa)

 

 

A competição aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, mas, por conta da pandemia de Covid-19, as dinâmicas foram realizadas online. A equipe contou com a ajuda e o treinamento de Carlos Gustavo Moreira, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e de Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.

"Já perseguíamos o top 10 há bastante tempo. Esse ano, tivemos a coroação desse trabalho", disse Secco. O colega, Moreira, concorda: "Isso mostra o vigor e a solidez do nosso programa de Olimpíadas, formado a partir da OBM, que tem mais de 40 anos de tradição e conta com uma equipe de voluntários de excelente nível."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.