Ads Top

ByteDance escolhe Oracle como parceira do TikTok nos EUA

Proposta ainda precisa ser aprovada por autoridades reguladoras dos Estados Unidos
Proposta ainda precisa ser aprovada por autoridades reguladoras dos Estados Unidos Dado Ruvic/Reuters

A Oracle venceu a Microsoft na batalha pelas operaçÔes norte-americanas do TikTok com um acordo estruturado como uma parceria, em vez de uma venda direta para tentar apaziguar as tensÔes geopolíticas entre Pequim e Washington, disseram pessoas a par do assunto.

A ByteDance, proprietĂĄria do aplicativo, estava em negociaçÔes para vender as operaçÔes do TikTok nos EUA para a Oracle ou para um consĂłrcio liderado pela Microsoft depois que presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a venda no mĂȘs passado e ameaçou proibir o popular aplicativo no paĂ­s.

As negociaçÔes da venda foram suspensas apĂłs a China atualizar suas regras de controles de exportação no final do mĂȘs passado para impedir a transferĂȘncia do algoritmo do TikTok para um comprador estrangeiro. A Reuters relatou na semana passada que o governo chinĂȘs prefere ver o aplicativo nos Estados Unidos do que deixĂĄ-la ser parte de uma venda forçada.

Segundo a proposta mais recente, a Oracle serå parceira de tecnologia da ByteDance e assumirå o gerenciamento dos dados de usuårios do TikTok nos Estados Unidos, disseram as fontes à Reuters no domingo. A Oracle também estå negociando uma participação nas operaçÔes do aplicativo nos EUA, acrescentaram.

Alguns dos principais investidores da ByteDance, incluindo as empresas de investimento General Atlantic e Sequoia, também receberão participaçÔes minoritårias nas operaçÔes do TikTok nos EUA sob o acordo proposto, disse uma das fontes.

NĂŁo estĂĄ claro se Trump, que deseja que uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos seja dona da maior parte do TikTok, aprovarĂĄ o acordo proposto. O ComitĂȘ de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), um painel do governo que analisa negĂłcios para potenciais riscos Ă  segurança nacional, estĂĄ supervisionando as negociaçÔes entre a ByteDance e a Oracle.

A ByteDance planeja argumentar que a aprovação do CFIUS de dois anos atrås da compra da seguradora norte-americana Genworth Financial pela China Oceanwide Holdings Group oferece um precedente para a estrutura de negócios que estå propondo com a Oracle, disseram as fontes.

Nesse acordo, a China Oceanwide concordou em usar um provedor de serviços terceirizado com sede nos Estados Unidos para gerenciar os dados dos segurados da Genworth nos Estados Unidos. A ByteDance argumentarå que um acordo semelhante com a Oracle pode proteger os dados dos usuårios do TikTok nos EUA, disseram as fontes.

A ByteDance e a Oracle nĂŁo responderam imediatamente aos pedidos de comentĂĄrios. A Casa Branca nĂŁo quis comentar.

Nenhum comentĂĄrio:

Tecnologia do Blogger.