Concurso elege melhores fotos de astronomia de 2020; veja

O Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, anunciou os vencedores do Insight Investment Astronomy Photographer de 2020, concurso de astrofotografia internacional. A competição abrange várias categorias, como nebulosas, auroras e planetas e elege também um vencedor geral.
Nesse ano o prêmio geral foi para o fotógrafo francês Nicolas Lefaudeux, que apresentou uma perspectiva diferente da Galáxia de Andrômeda, a 2,54 milhões de anos-luz da Terra. "Essa imagem certamente foi minha favorita na competição desse ano e também me dá um grande sorriso cada vez que a vejo", disse o fotógrado Ed Robinson, em comunicado.
Confira os vencedores por categoria:
Vistas do céu

"As nuvens são a ruína dos astrônomos, mas também podem servir de inspiração para uma astrofoto de tirar o fôlego. Essas nuvens nacaradas raras e incrivelmente altas refletem as cores como o óleo na água e este fotógrafo as capturou perfeitamente. Com um processamento sutil, ele destacou os matizes vibrantes que às vezes podem ser vistos em nossos céus", afirmou Steve Marsh, editor de arte da revista BBC Sky at Night.
O nosso Sol

"Esse é um exemplo impressionante de como o Sol 'silencioso' nunca está verdadeiramente em silencio", disse Emily Drabek-Maunder, astrofísica do Royal Observatory Greenwich. "Embora o Sol possa ser menos ativo, a fusão nuclear em andamento abaixo de sua superfície sustenta toda a vida em nosso pequeno mundo."
A nossa Lua

"Essa imagem vibrante revela as cores tênues na superfície da Lua. A composição não é apenas visualmente impressionante, mas também destaca os diferentes materiais de que a Lua é feita, tudo isso [registrado] da segurança da Terra", disse Drabek-Maunder.
Auroras

"Esta é uma imagem dramática, com a 'senhora verde' parecendo alçar voo acima das montanhas e iluminada à beira da água", comentou Susan Derges, fotógrafa de belas artes. "Gostei da maneira como a paisagem foi diminuída pela aurora dominante e ainda assim as formas e cores da composição ecoaram acima e abaixo. Essa foi uma das minhas imagens favoritas."
Planetas, cometas e asteroides

"Ao julgar a competição em tempos de quarentena, distanciamento social e isolamento, essa imagem adquiriu uma pungência particular", afirmou Melanie Vandenbrouck, curadora de arte (pós-1800) no Royal Museums de Greenwich. "Também foi um lembrete saudável de que escala e espaço são uma questão de perspectiva."
Pessoas e Espaço

"Às vezes, a beleza pode revelar uma verdade pouco atraente. Essa imagem é tão esteticamente agradável quanto chocante", comentou Vandenbrouck. "Até onde devemos ir em nossa busca por 'mais' antes de percebermos o quão irremediavelmente estamos alterando nossa preciosa conexão com nosso céu noturno?"
Estrelas e nebulosas

"Criação, elementos, fogo, enxofre e maravilha. Essa captura surpreendente evoca essas imagens que também representam os primeiros momentos do Universo, antes da formação das estrelas. É um lembrete comovente de que, quando olhamos para o céu noturno, tendemos a fazê-lo com preocupações terrenas em nossas mentes, seja inconsciente ou conscientemente, conforme visto aqui", refletiu Vandenbrouck. "A tragédia dos incêndios florestais de 2019 na Austrália abalou pessoas em todo o mundo; na era das mudanças climáticas, essa imagem extraordinariamente bela nos encoraja a não deixar o futuro de nossos filhos pegar fogo."
Prêmio Sir Patrick Moore de Melhor Vencedor Novato

"Como um astrofotógrafo emergente, lidar com qualquer objeto do céu profundo é um desafio formidável, mas se esforçar para capturar seu núcleo, e nesse nível de detalhe, mostra verdadeira determinação e incrível potencial. As estrelas são nítidas e a textura nebulosa e fina é perfeitamente processada", disse Steve Marsh, editor de arte da revista BBC Sky at Night.
Vencedor do prêmio Annie Maunder para inovação de imagem

"Essa imagem transformou a forma como o observador experimenta o espaço, reinventando uma observação de 84 milhões de estrelas e movendo-a para o reino tridimensional", explicou a astrofísica Emily Drabek-Maunder.
Jovem vencedor da competição

"Uma cena espetacular que foi maravilhosamente composta e executada profissionalmente, com um toque artístico fino que poderia ter sido criado por um astrofotógrafo experiente", pontuou o fotógrafo Ed Robinson. "Para uma criança de 10 anos, criar uma fotografia dessas é inspirador. Estou animado para ver o que esse jovem fotógrafo talentoso criará no futuro."
Nenhum comentário: