Ads Top

Filtro transforma água do mar em potável em 30 minutos

Filtro utiliza estruturas inovadoras e luz solar para realizar o processo
Filtro utiliza estruturas inovadoras e luz solar para realizar o processo Pixabay

Uma equipe internacional, liderada por pesquisadores da Universidade de Monash, na Austrália, conseguiu transformar água do mar em potável em 30 minutos, o que pode ajudar diversas comunidades ao redor do mundo com pouco acesso ao recurso.

Para completar o processo, os cientistas utilizaram um filtro composto por uma estrutura metalorgânica (MOF), que absorve os sais da água em cerca de meia hora. Outros quatro minutos são utilizados pela MOF para regenaração das estrutruras internas, após ser exposta a luz solar.

O site da Universidade de Monash descreve o processo de dessalinização como "energeticamente eficiente, de baixo custo e sustentável", gerando 139,5 litros de água potável por quilo de MOF. Um estudo descrevendo o processo de forma detalhada foi publicado na revista científica Nature Sustainability.

"A dessalinização tem sido usada para lidar com a crescente escassez de água em todo o mundo. Devido à disponibilidade de água salobra e água do mar, e porque os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser usada pelos sistemas aquáticos existentes, com riscos mínimos para a saúde", afirmou o professor Huanting Wang, principal autor do estudo.

O filtro foi batizado de PSP-MIL-53, e segundo Wang, abre uma nova frente nos processos de dessalinização, por ser renovável e com baixo custo de energia.

LEIA TAMBÉM: Cientistas treinam cães para detectar coronavírus pelo cheiro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.