Ads Top

Mapa interativo mostra como era o lugar onde você mora há milhões de anos

Rio de Janeiro há 400 milhões de anos atrás, quando apareceram os primeiros insetos (Foto: Reprodução)

 

A localização da superfície terrestre mudou muito ao longo do tempo devido às movimentações das placas tectônicas. Há 300 milhões de anos, por exemplo, a Califórnia era uma ilha e Buenos Aires não ficava tão longe de São Paulo.

 

É possível conferir essas informações em um site interativo criando pelo paleontólogo norte-americano Ian Webster. A plataforma permite que os usuários viajem no tempo e vejam o mapa-múndi de 20 milhões a 750 milhões de anos atrás, quando apareceram os primeiros organismos vivos.

Com um só clique, o mapa mostra como estava a Terra em diferentes momentos da evolução da vida por aqui, como quando surgiram as primeiras plantas, os primeiros vertebrados, os primeiros insetos e até mesmo os primeiros dinossauros

São Paulo há 500 milhões de anos atrás, quando ocorreu uma diversidade nas espécies marinhas (Foto: Reprodução)

 

"O objetivo é despertar o fascínio e, com sorte, o respeito pelos cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e seu passado", disse Webster à CNN. "Ele também contém surpresas divertidas, por exemplo, como os Estados Unidos costumavam ser divididos por um mar raso, os Apalaches eram montanhas muito altas comparáveis ​​ao Himalaia e Flórida era submersa".

Para navegar é simples: basta pesquisar um local no mapa e o globo 3D giratório do site indicará onde essa área estava localizada na época escolhida. O site usa o GPlates, um software conhecido por geólogos para visualizar reconstruções tectônicas de placas e dados associados ao longo do tempo geológico. 

Salvador há 220 milhões de anos atrás, quando os dinossauros começaram a surgir (Foto: Reprodução)

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.