Ads Top

7 fatos surpreendentes sobre a água da Terra

A humanidade ainda tem muito o que descobrir sobre nosso planeta. Apesar do homem já ter pisado na lua e de já estar planejando expedições tripuladas para Marte, a Terra ainda possui mistérios que ainda precisam e irão ser solucionados e compreendidos pelos cientistas.

Nosso planeta é coberto 70% por água, que é fundamental para a vida na Terra. E claro que ela é a substância mais importante que existe no planeta. Ela não está apenas liga diretamente à nossa existência, como compõe a maior parte do nosso corpo.

Por mais que ela pareça ser abundante é fácil esquecer que, na realidade, ela é um dos recursos mais escassos. Mostramos aqui alguns fatos sobre a água do nosso planeta.

1 – Não é tanto quanto você acha

É fato que mais de 70% da Terra é coberto por água. No entanto, na maior parte da superfície ela não passa de uma película bem fina. De acordo com um estudo feito pela U.S Geological Survey, se toda água da Terra fosse reunida em uma esfera única ela teria o diâmetro de 1.384 quilômetros. Isso é um pouco mais do que a distância entre o Rio de Janeiro até a Bahia.

E o tanto de água doce é ainda menor. A esfera dessa quantidade teria apenas 272, 8 quilômetros de diâmetro. Isso é quatro vezes menor em diâmetro e 50 vezes menor em volume do que a água salgada. Isso incluindo  as geleiras. A esfera de apenas águas de lagos e rios de água doce teria 90 quilômetros de diâmetro.

2 – Origem

A origem da água na Terra é uma questão sem resposta. Mas o modelo científico mais aceito diz que ela veio de um bombardeio de cometas. Ou seja, o abastecimento de água do planeta aconteceu no período de formação dos planetas. Isso quando o material que os compõe começou a se fundir no disco protoplanetário do sistema solar que estava em formação.

Dessa forma, enquanto os planetas se formavam, o calor das rochas fundidas teria feito as massas de água evaporarem e escaparem da gravidade para o espaço. Então elas se aglutinaram na forma de cometas e asteróides. E a gravidade dos planetas os arremessou par  longe do espaço planetário.

3 – Micrometeoritos caem na Terra na forma de chuva

É estimado que cerca de1 0 mil toneladas de micrometeoritos caem em nosso planeta todos os dias. Vários deles são pequenos pedaços de rocha tão pequenos que cruzam nosso caminho sem vermos.

Por isso é acreditado que eles consigam sobreviver ao atrito com a atmosfera e fica preso na atmosfera superior fazendo parte dela. Então, em algum momento eles se misturam com o vapor de água e caem na forma de chuva.

4 – Existem vários vírus nos oceanos

O Curtis Suttle da Universidade de British Columbia passou muito tempo contando o número de vírus localizados em várias partes do oceano. Na última análise foi concluído que cada litro de água do mar tem aproximadamente três bilhões de vírus.

5 – Vida existe em regiões “inabitáveis” do mar

Para existir vida em nosso planeta alguns quesitos são necessários, como por exemplo, água, alimento, oxigênio. Então foi uma surpresa quando os biólgoos viram que vida existe em alguns dos lugares mais profundos dos mares, onde as condições são as mais adversas possíveis.

Então essas formas de vida foram comparadas a potenciais formas de vida alienígena. Visto que algumas delas, como os vermes-tubo, são criaturas de três metros de comprimento, sem olhos, bocas ou intestinos.

Para conseguir sobreviver nesses lugares, algumas dessas formas de vida tiram energia do sulfeto de hidrogênio proveniente das fontes hidrotermais. Elas fazem isso em um processo chamado síntese química.

6 – Existem mais moléculas em um litro de água do que litros de água no  oceano

Em um litro de água existem várias moléculas. Na verdade, existem mais moléculas em um litro de água do que litros de água nos oceanos do nosso planeta.

7 – Algumas moléculas de água que tomamos foram bebidas pelos dinossauros

O ciclo da água é bem complexo. Ela é bebida pelos seres vivos, devolvida a terra, evaporada, forma nuvens e depois cai em forma de chuva. Claro que existem outras coisas no meio, mas isso é um bom resumo.

Então isso quer dizer que a água é constantemente reciclada. Entretanto, as moléculas mudam de estado o tempo todo. E na maior parte das fases dos ciclos elas continuam as mesmas. Tanto que já foi encontrado em vários leitos de rios antigos moléculas de água com milhões de anos de idade, da época em que os dinossauros andavam pelo planeta.

Essa matéria 7 fatos surpreendentes sobre a água da Terra foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.