Ads Top

Comparativo: Facebook Gaming ou Twitch?

O universo da criação e transmissão de conteúdo não para de crescer. Quando pensamos em streaming ao vivo de jogos, lembramos da Twitch e agora do Facebook Gaming. Quais são as características de cada plataforma e o que pode tornar uma mais vantajosa que a outra? Vamos descobrir em meu comparativo: Facebook Gaming ou Twitch essas respostas.

Comparativo: Facebook Gaming ou Twitch / Leandro Kovacs / Foto

 

Qual plataforma tem o maior número de espectadores, suporte de chat e facilidades operacionais? A Twitch leva uma pequena vantagem no início, pois expandiu o modelo de streaming de jogos. O Facebook Gaming, apesar da força de marca, entrou recentemente na disputa. 

Interface: Facebook Gaming ou Twitch?

Uma observação inicial e crucial, para acessar a Twitch deve-se entrar na página da plataforma, criada para esse fim. No Facebook Gaming ele aparece como uma nova aba no menu superior do Facebook, junto com o Watch, Marketplace e Grupos, com essas opções fica mais fácil distrair a atenção da audiência dispersando os espectadores.

Facebook Gaming

  • Contém poucos ícones de navegação: acredito que a tentativa de manter menos opções busca tornar mais simples o controle da plataforma;
  • Canais recomendados: a lista com streamers que você segue, jogos, esports ao vivo e sugestões não fica disponível na primeira impressão da página, é necessário descer a barra de rolagem;
  • Chat: ao entrar em uma transmissão a ferramenta de chat é praticamente inexistente, parece uma simples aba de comentários do Facebook normal.

Facebook Gaming ou Twitch / Leandro Kovacs / Foto

Twitch

  • Contém poucos ícones de navegação: ficam na parte superior: procurar, esports, música e (…). O ícone dos três pontos abre uma infinidade de opções, divididas entre Geral e Ajuda. Tudo o streamer pode acessar por ali, então está tudo mais a “mão”;
  • Canais recomendados: Ficam a vista na abertura da página, ao lado esquerdo, facilitando a entrada no conteúdo dos streamers de seu interesse;
  • Chat: entrando em uma transmissão o chat fica localizado ao lado direito, com diversas interações em tempo real, ferramentas, super chat.

Facebook Gaming ou Twitch / Leandro Kovacs / Foto

Vencedor: Twitch.

Espectadores: Facebook Gaming ou Twitch?

O número potencial de espectadores é distinto em ambas as plataformas, a Twitch já está no ramo há muitos anos, enquanto o Facebook Gaming está começando sua jornada. O número de fidelizações na Twitch é muito maior que o Facebook Gaming.

Facebook Gaming

  • O jogo com maior quantidade de “visualizadores” é o PUBG com 58,9 mil espectadores (enquanto o artigo era produzido);
  • Destaques ao vivo: nos destaques ao vivo que foram mostrados para mim, o maior público era de 1,2 mil espectadores simultâneos (enquanto o artigo era produzido). Esses valores podem ser diferentes caso o Facebook só me indique conteúdo local;
  • Streamers conhecidos: na área de streamers recomendados, somente um estava ao vivo, uma pessoa com 232 mil inscritos mas com a audiência de 826 pessoas (enquanto o artigo era produzido).

Twitch

  • O jogo com a maior quantidade de “visualizadores” é o Among Us com 194,8 mil espectadores (enquanto o artigo era produzido);
  • Destaques ao vivo: nos destaques ao vivo que foram mostrados para mim, o maior público era de 26,9 mil espectadores em uma transmissão de Rocket League;
  • Streamers conhecidos: Gaules é um dos streamers mais conhecidos do Brasil com quase 2 milhões de inscritos no canal, e no momento do artigo estava transmitindo para 23,7 mil espectadores.

Vencedor: Twitch.

Suporte para iniciantes: Facebook Gaming ou Twitch?

Os gamers podem querer começar a transmitir, como fazer direito? Neste aspecto a Twitch tem um grande suporte, além de manter um blog com as novidades e artigos de como trabalhar seu conteúdo, tem uma plataforma própria para os streamers fazerem suas lives, o Twitch Studio. 

Facebook Gaming

  • Plataforma: o Facebook Gaming oferece o Live Producer, uma plataforma bem simples para controlar a publicação de streaming em sua página. Ele permite integração com diversos softwares como o OBS.
  • Blog com dicas e atualizações: o Facebook Gaming não tem um blog específico para iniciantes ensinando como começar a transmitir, é necessário entrar na página de support e buscar informações;
  • Informações disponíveis: não fica claro, o candidato a streamer no Facebook Gaming fica um pouco às escuras, apesar de ser simplificada a operação, não deixa informações de como iniciar.

Facebook Gaming ou Twitch / Leandro Kovacs / Foto

Twitch

  • Plataforma: Twitch Studio, um programa oferecido pela Twitch para download que substitui tranquilamente qualquer outro controlador de streaming. Você não precisa procurar programas adicionais;
  • Blog com dicas e atualizações: a Twitch mantém um blog sempre atualizado com as novidades que virão na plataforma, além de um parte destinada a transmissão, contendo todas as informações que você precisa para começar;
  • Informações disponíveis: a plataforma toda é repleta de informações, como funciona o chat, a questão de monetização, buscam trazer todo o conteúdo para os streamers.

Facebook Gaming ou Twitch / Leandro Kovacs / Foto

Vencedor: Twitch.

Força de marca: Facebook Gaming ou Twitch?

É indiscutível a força da marca Facebook que a plataforma de stream para jogos traz em seu corpo. Por estar no início, isso ainda não reflete a potencialidade do Facebook Gaming. A Twitch é uma plataforma com muitos anos de estrada no meio gamer, então ela já está consolidada, quase um Top of mind quando pensamos em stream de jogos. Por agora, essa condição faz a Twitch ter vantagem de marca no segmento específico de games.

Vencedor: Twitch.

Melhor opção: Twitch

Em resumo, a Twitch pela sua experiência no mercado é vencedora nessa disputa. O Facebook Gaming não é ruim, mas ainda tem um grande caminho para aprimorar a plataforma. Não duvido da capacidade de crescimento do Facebook e com tempo a plataforma de streaming de jogos pode fazer jus a marca de Mark Zuckerberg.

Esse comparativo é uma análise pessoal sobre as características de cada plataforma, mas vale a pena dar uma olhada e descobrir em qual você sente-se mais confortável.

Comparativo: Facebook Gaming ou Twitch?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.