Ads Top

O que é depressão sorridente?

O mundo não está sorrindo como antes. Ano após ano, as coisas ficam mais complicadas, tanto física quanto psicologicamente falando. Diversas pessoas, devido às suas rotinas sobrecarregadas ou frustrações pessoas, desenvolvem depressão e/ou transtorno de ansiedade. Por esse motivo, a doença foi considerada a doença do século. O mais complexo é que a doença age de forma silenciosa, assim fica difícil identificar uma pessoa que sofre e ajudá-la. Em agosto, Katy Perry lançou o Smile, seu sexto álbum de estúdio. O mesmo conta então com tudo que representa a cantora: brilhos, cores e muita alegria. O mundo recebeu de presente esse álbum bastante importante para a norte-americana.

No entanto, a gravação do Smile aconteceu em um período nada bom para ela. Isso porque ele foi escrito e gravado durante uma depressão forte da cantora. No entanto, ninguém notou que Katy estava passando por aquela fase conturbada. Isso porque ela sofreu da depressão atípica, transtorno que, diferentemente do quadro clássico da depressão, está presente mesmo quando a pessoa demonstra sinais de alegria e bom humor. De uma forma geral, essa é a conhecida “depressão sorridente”. Você já ouviu falar sobre isso? Confira então conosco a seguir e, desde já, compartilhe com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá

Depressão sorridente

“O paciente reage a estímulos positivos. Quando algo de bom acontece pode demonstrar bom-humor, uma certa alegria. Contudo, retorna ao estado deprimido assim que o impacto passa”, disse o psiquiatra Fernando Fernandes. O profissional atua no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É preciso estar sempre muito atento aos sinais para identificar a doença.

Isso porque a pessoa apresenta alguns quando não estão em uma situação positiva. “É uma depressão cujos sintomas vegetativos, como apetite e sono, estão invertidos em relação à depressão melancólica”, disse Fernandez. Na última, por exemplo, insônia e falta de apetite podem manifestar. “Na depressão sorridente, registra-se a ocorrência de muito sono durante o dia e o aumento do apetite”, complementou o profissional. Existem diversas dúvidas sobre a doença, vamos listar algumas.

Há um perfil mais suscetível a desenvolvê-la?

São propensas as pessoas que possuem mais sensibilidade às oscilações nas relações interpessoais. Isso acontece com as que costumam sofrer com reações negativas, como rejeições.

A depressão atípica pode se tornar, com o tempo, uma melancólica?

A depressão é uma doença psiquiátrica heterogênea. Ela pode se manifestar de diversas formas ao longo da vida. Por esse motivo, o paciente pode sofrer com a melancólicas, atípica e outros tipos. Para o tratamento de qualquer uma, é necessário procurar ajuda médica. Dependendo do caso, ainda será necessário o uso de medicamentos. O que não pode acontecer, é ter vergonha de pedir ajuda quando se enfrenta uma luta tão séria e individual. Não se cale diante da depressão e, pois juntos podemos mudar essa realidade.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Essa matéria O que é depressão sorridente? foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.