Ads Top

O que fazer quando meu time não traz boas ideias?

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay Programa Inova 360

Por Millor Machado

Uma das queixas mais comuns de líderes é: meu time não traz boas ideias.

Como a equipe que está no campo de batalha está muito próxima dos clientes, suas contribuições podem agregar bastante valor no processo. Por isso, um time proativo pode fazer muita diferença nos resultados da empresa.

O grande problema é que se espera que as pessoas deem ideias criativas, mas geralmente elas não recebem o suporte necessário para isso.

Na teoria, é óbvio que as pessoas deveriam trazer boas ideias. Porém, muitas vezes, elas ficam tão imersas no dia-a-dia que acabam não conseguindo ter uma visão do contexto geral.

Por isso, o grande segredo é: deixe as expectativas mais claras. Para isso, alguns passos devem ser seguidos.

O primeiro deles é contextualizar o tipo de ideias que eles devem trazer, de preferência atreladas a um problema específico. Por exemplo, é muito mais fácil gerar ideias sobre “como reduzir a inadimplência” do que ideias genéricas, sem contexto.

Em seguida, você deve ajudar o time a priorizar as ideias. Além disso, é importante auxiliar na implantação dessas ideias prioritárias.

Vale reforçar que, quanto mais as pessoas enxergam o resultado de suas ideias na prática, maior o estímulo para trazê-las.

O terceiro passo é entender que ideias fora da caixa são legais, mas como o foco é a geração de resultados, é essencial priorizar as ideias com maior potencial de aplicação.

No caso de ideias interessantes, mas pouco aplicáveis, vale a pena criar um processo de refinamento para que, conforme elas amadureçam, possam ser colocadas em prática.

O penúltimo passo é criar ambientes em que as ideias de melhoria são discutidas com frequência e seus resultados avaliados. Para isso, é recomendado travar na agenda reuniões específicas para discutir a aplicação de novas ideias e a definição dos próximos experimentos a serem realizados.

E o quinto e último passo é reconhecer pessoas que trazem ideias relevantes e mostrar para os outros o que você espera. Vale a pena destacar que pessoas seguem exemplos, por isso o reconhecimento terá um impacto muito grande na disseminação da cultura de inovação.

Como bônus, é essencial entender que quando equipe não traz boas ideias, a responsabilidade de treinar e estimular a inovação nas pessoas, é do líder.

Por isso, por mais que você ache que o time deveria ser pró-ativo e trazer as inovações, é importante assumir o seu papel enquanto líder e criar o ambiente necessário para que as boas ideias floresçam.

Gostou do conteúdo e quer receber dicas diárias sobre liderança e gestão? Vale a pena conferir meu Instagram: @millor.machado.

Millor Machado assina a coluna sobre Liderança e Produtividade, no Inova360, parceiro do portal R7. É CEO e co-fundador do GPS de Gestão e possui uma extensa experiência como executivo e consultor, auxiliando líderes de diversos setores a atingirem melhores resultados. Tem um quadro sobre Liderança e Produtividade no programa de TV Inova360, na Record News.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/millormachado/

Site: www.gpsdegestao.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.