Ads Top

Pesquisadores confirmam a origem da pena fóssil mais antiga do mundo

Archaeopteryx encontrado em calcário na região de Solnhofen, no sul da Alemanha
Archaeopteryx encontrado em calcário na região de Solnhofen, no sul da Alemanha Wikipédia

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo paleantólogo e cientista digital da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, Ryan Carney, confirmou uma hipótese que permaneceu incerta durante mais de um século e meio: a de que a pena fóssil mais antiga do mundo, descoberta em 1861, na Alemanha, pertencia a espécie Archaeopteryx – um pássaro pré-histórico com algumas caracterísitcas de dinossauro que viveu há cerca de 150 milhões de anos. O estudo foi publicado na quarta-feira (30) na revista Scientific Reports.

Até o momento, cientistas divergiam opiniões sobre a origem da pluma-histórica. Um estudo comandado pelo pesquisador Michael Pittman, da Universidade de Hong Kong e divulgado em 2019, concluiu que a primeira pena fóssil descoberta não pertencia a ave Archaexopteryx, alegando que sua curvatura era severa demais para pertencer à espécie.

Para refutar a hipótese, o primeiro passo da equipe de Carney foi expandir o conjunto de comparação de penas do estudo de 2019. A partir desse processo, concluiu-se que a forma das plumas variava amplamente ao longo da asa de um determinado pássaro e de espécie para espécie.

Em seguida, os pesquisadores refizeram a linha central da pena fóssil elaborada anteriormente. Segundo eles, a nova linha central, menos curva do que a sugerida em 2019, se enquadra no “conjunto expandido de penas” e poderia, de fato, caber na asa de um Archaeopteryx.

Para se certificar de sua hipótese, os cientistas examinaram o único fóssil conhecido da espécie que preserva as impressões das superfícies superiores das asas, e constaram que o vestígio era praticamente idêntico a plumagem da asa em termos de estrutura. "Fiquei surpreso com a semelhança entre eles", afirmou Carney à National Geographic.

A evidência mais convincente que a equipe encontrou para sustentar sua tese, no entanto, se deu ao analisar mapas de calcários na região de Solnhofen, no sul da Alemanha, onde 13 fósseis de Archaeopteryx foram encontrados: constatou-se que o local ficava a menos de 2,4km de onde a pena fóssil foi descoberta.

"Para mim, aquele [mapa] era tipo, bum, caso encerrado, porque não há outros dinossauros naquela região que tinham penas de vôo muito avançadas", disse Carney.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques