Ads Top

Segunda edição da Semana de Ciência Nuclear será virtual e gratuita

Uma das atividades propostas pela Semana da Ciência Nuclear é um tour pelo reator nuclear da Universidade de São Paulo (Foto: Divulgação)

 

A segunda edição da Semana de Ciência Nuclear acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19. O evento será lançado neste domingo (18), mas a programação de atividades começa na segunda-feira (19) e vai até o próximo sábado (24). A ideia é ampliar o conhecimento da população sobre as contribuições que essa ciência traz à sociedade.

"Os termos nuclear e radiação podem trazer uma sensação de medo para as pessoas. Por isso, o foco da Semana é mostrar uma infinidade de aplicações que a ciência nuclear proporciona", explica Alice Cunha, engenheira nuclear e organizadora das atividades, a GALILEU. "Sentimos a necessidade de desmistificar os rumores sobre esse tema".

 

 

 

Para mostrar a aplicação desse conhecimento na medicina, na cultura e na tecnologia, a programação conta com palestras, lives e até um tour guiado pelo reator nuclear de pesquisa da Universidade de São Paulo. Outro destaque é o lançamento de três episódios de um podcast que visa valorizar as mulheres que trabalham na área, como Andrea Pontelo, a primeira a se tornar supervisora de turno de operação de uma usina nuclear no Brasil, e Daniele Baeta, inspetora residente da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Em uma live, também será possível conhecer o observatório nuclear em Angra dos Reis (Foto: Divulgação)

 

Para Cunha, os benefícios que a ciência nuclear apresenta são inegáveis: ela está em detectores de fumaça, na esterilização de materiais cirúrgicos e até na produção de alimentos. "Esperamos que os participantes possam ter acesso a essas informações e que tirem suas dúvidas, pensem sobre o assunto e descubram os novos ramos da ciência", afirma a engenheira. "A Semana pode funcionar como um diálogo entre a comunidade científica, os pesquisadores e os cidadãos".

As atividades acontecem em diferentes plataformas como Spotify, Instagram, YouTube e Facebook. Para conferir a programação completa, acesse o site oficial

A programação da Semana da Ciência Nuclear começa no dia 19 de outubro (Foto: Divulgação)

 

*Com supervisão de Luiza Monteiro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.