Ads Top

Cientistas descobrem espécie de primata "escondida" em Mianmar

Nova espécie de primata é descoberta nas florestas de Mianmar, na Ásia (Foto: Thaung Win)

 

Uma nova espécie de primata foi descoberta nas florestas de Mianmar, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (11) na revista Zoological Research. Batizado de Popa langur (Trachypithecus popa), o animal existe há cerca de 1 milhão de anos, como apontam análises genéticas.

 

Segundo especialistas do Centro Alemão de Primatas (DPZ) e da ONG Fauna e Flora Internacional (FFI), que assinam o artigo, os espécimes medem entre 50 e 60 centímetros. Eles vivem no Sudeste Asiático e no território indiano.

Nova espécie Popa langur descoberta em Mianmar (Foto: Zoological Research)

 

Mas, neste estudo, a espécie foi identificada apenas no centro de Mianmar e ganhou esse nome em homenagem ao Monte Popa, que abriga a maior população desses primatas, com cerca de 100 indivíduos. O local é um vulcão extinto que se transformou em um importante santuário de vida selvagem e é considerado sagrado por peregrinos até hoje. 

Também foram identificados outros três grupos isolados do primata em Mianmar, contabilizando entre 200 e 250 individuos no total. “Recém-identificado, o Popa langur já corre risco de extinção”, disse, em nota, Frank Momberg, um dos pesquisadores da FFI.

Ele difere das espécies conhecidas na coloração do pelo, comprimento da cauda e medidas do crânio. Seu DNA foi analisado por meio de amostras fecais coletadas pela equipe da FFI na natureza e de amostras de tecidos de espécies ancestrais que estão em museus de história natural em Londres, Leiden, Nova York e Singapura.

 

"A análise de DNA de um espécime de museu coletado para o Museu de História Natural de Londres há mais de 100 anos finalmente levou à descrição desta nova espécie, confirmada também por amostras coletadas em campo pela equipe de pesquisa da FFI", comemora Christian Roos, cientista do Laboratório de Genética de Primatas da DPZ.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.