Ads Top

Disney cria robô interativo capaz de "respirar" e reagir a sons; veja vídeo

Robô ultra-realista da Disney deve começar a ser utilizado futuramente nos parques (Foto: Disney Research)

 

A Disney Research, divisão de investigação da Disney, criou um robô super-realista, que usa tecnologia para fazer movimentos muito parecidos com os dos seres humanos, principalmente com a cabeça e os olhos. Ele também interage com as pessoas de acordo com o nível de curiosidade delas.

 

O experimento teve suas primeiras imagens divulgadas na última quinta-feira (29) e foi criado por engenheiros da Walt Disney Imagineering, em parceria com especialistas em robótica do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Apesar de não ter músculos nem pele (o que lhe dá uma aparência um pouco assustadora) os olhos e dentes parecem bem reais.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto, o objetivo era criar uma “interação que demonstre a ilusão de vida”, como contam em um artigo publicado. Para isso, foram utilizados mecanismos que pudessem imitar com perfeição os movimentos motores e, até mesmo, os sistemas biológicos humanos

Por trás de sua camisa, utilizando um sensor instalado na região peitoral, o robô é capaz de identificar quando alguém está tentando interagir com ele, podendo responder imediatamente ou em um tempo bastante curto. Ele é capaz de prestar atenção no ambiente a sua volta e reagir a estímulos, como o som, que ele começa a procurar imediatamente assim que identifica algum ruído. A máquina ainda realiza movimentos sutis de "respiração", como de inspiração e expiração. 

A expectativa é de que a Disney utilize esses robôs em seus parques temáticos pelo mundo para que os visitantes tenham uma interação ainda mais realista com eles. Tampouco é descartada sua utilização em algumas produções cinematográficas da companhia.

 

Veja o vídeo de divulgação com imagens impressionantes do humanoide:

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.