Ads Top

Esse estado dos EUA descriminalizou todas as drogas

Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, desde o carvão vegetal à aspirina. Na medicina a droga é qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental. Mas a maioria das pessoas, quando falamos em drogas, já pensam em substâncias psicoativas.

Muitas polêmicas rodam em torno de assuntos como liberar as drogas, por exemplo. Mesmo tendo várias delas já sido liberadas no passado, até mesmo aqui no Brasil. No entanto, hoje em dia, quase todos os países do mundo proíbem o uso de várias substâncias.

Contudo, os eleitores do estado de Oregon, nos EUA, se tornaram os primeiros do país a descriminalizar o uso de todas as drogas. Incluindo cocaína e heroína. Essa  descriminalização aconteceu depois da votação da Medida 110.

No entanto, isso não significa que o estado tenha legalizado as drogas. Ao invés disso, o estado de Oregon irá remover as penalidades criminais, incluindo a prisão, por posse de pequenas quantidades das drogas que atualmente são ilegais.

Depois dessa votação, as pessoas que forem flagradas com drogas vão ter a opção de pagar uma multa de 100 dólares ou então fazer uma avaliação completa de saúde em um centro de recuperação de dependentes químicos. E claro, a venda de drogas ainda continua sendo proibida.

Além disso, Oregon ainda vai redirecionar toda a arrecadação de impostos  sobre a venda de maconha legalizada, e o que for economizado com essa nova medida, para a criação de um programa amplo de tratamento e recuperação de dependência de drogas.

Medida

Os que defendem a medida 110 argumentam que o uso indevido e o vício em drogas são problemas de saúde pública e não para serem resolvidos  na justiça criminal. Eles dizemq eu a proibição criminal faz com que centenas de milhares de prisões desnecessárias sejam feitas anualmente no país.

Essas prisões são caras, sobrecarregam a polícia e ainda contribui para o encarceramento em massa. Coisa que pouco ajuda as pessoas que estão realmente lutando contra o uso de drogas. Os defensores ainda dizem que investir o dinheiro em  serviços de educação e tratamento seria muito melhor.

Já os que se opõe à medida dizem que a descriminalização tira um instrumento poderoso para evitar o uso de drogas e, potencialmente, aumentando o uso e a dependência. Eles alegam que as penalidades criminais ligadas ao porte de drogas também podem ser usadas para levar as pessoas para o tratamento.

Descriminalização

O estado de Oregon e seus eleitores legalizaram a maconha. E ele é o primeiro estado dos EUA a tomar uma medida mais agressiva para descriminalizar todas as drogas.

No entanto, esse estado dos EUA não é o primeiro lugar no mundo a fazer isso. Em  2001, Portugal fez isso e teve uma grande cobertura midiática na época.

Com essa descriminalização das drogas em Oregon eles agora podem provar que a ideia pode realmente funcionar nos EUA. E com isso inspirar outros estados do país a tomar medidas mais agressivas para encerrar a guerra contra as drogas.

Essa matéria Esse estado dos EUA descriminalizou todas as drogas foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.