Ads Top

Huawei planeja construir fábrica de chips para não depender dos EUA

No centro da guerra comercial entre Estados Unidos e China, agora especialmente devido à tecnologia 5G, a Huawei vem buscando outros caminhos para depender cada vez menos da maior potência do mundo. No sábado (31), o jornal Financial Times informou que a gigante chinesa de tecnologia planeja construir uma fábrica de chips, o que também beneficiaria a própria China.

Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

Huawei pode produzir chips em Xangai

De acordo com o jornal, a unidade fabril ficará em Xangai e será administrada pelo Shanghai IC R&D Center (ICRD) — uma companhia de pesquisa de semicondutores que tem o apoio do governo municipal de Xangai.

O local não usará tecnologia americana, é claro, e, segundo especialistas, o plano pode dar fôlego à empresa no futuro. Além disso, esse possível anúncio poderá ajudar a própria China a deixar de usar chips de empresas estrangeiras. Porém, vale lembrar que a Huawei não tem experiência na produção de chips.

Prédio da Huawei (Imagem: Open Grid Scheduler/Flickr)

Prédio da Huawei (Imagem: Open Grid Scheduler/Flickr)

Para iniciar, a empresa deve fabricar chips de 45 nm de baixo custo. Até o final de 2021, eles pretendem produzir chips de 28 nm focados em smart TVs e outros dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Apostando forte na tecnologia 5G, inclusive com o Brasil no radar, até dezembro de 2022, a Huawei deve fabricar chips de 20 nm para equipamentos de telecomunicações das redes móveis de quinta geração.

“Se tiver sucesso, pode se tornar uma ponte para um futuro sustentável para seu negócio de infraestrutura”, analisou um executivo da indústria de semicondutores em entrevista ao Financial Times. “Eles possivelmente podem fazer isso, em talvez dois anos”, disse Mark Li, outra executiva do setor.

As primeiras informações da possível fábrica surgiram no mês passado pelo jornal chinês Caixin. Tanto a Huawei como o Shanghai IC R&D Center (ICRD) não quiseram dar detalhes do negócio, tampouco confirmaram a parceria para a fábrica. “Isto é bastante sensível”, diz um porta-voz do ICRD.

Huawei planeja construir fábrica de chips para não depender dos EUA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.