Ads Top

Macacos em zoológicos preferem o barulho do trânsito do que o da natureza

Quase todo mundo já foi ao zoológico , pelo menos, uma vez na vida, certo? Até porque esse tipo de passeio é uma das atividades familiares mais populares do mundo, levar os filhos pequenos para conhecer os animais mais bonitos. Se você nunca foi a um zoológico pessoalmente, provavelmente, já viu pela televisão e sabe quais os tipos de animais que têm em um zoológico.

O ser humano é curioso por natureza. Amamos conhecer tudo que é alheio a nós, tudo o que é diferente do que costumamos ver. E talvez por isso, boa parte de nós adore ir aos zoológicos. Apesar de ele dar uma oportunidade incrível de se conhecer animais de várias espécies diferentes, o lugar pode não ser o melhor para os bichos.

Embora os zoológicos ainda gerem muitas controvérsias, devido à situação dos animais que ficam presos em gaiolas, eles ainda continuam existindo.

Várias vezes, os humanos tentam fazer com que os animais se sintam o mais confortável possível e realmente em casa, mesmo estando longe do seu habitat natural.

Macacos

Como por exemplo esse caso em que uma equipe de cientistas tinha em mente um objetivo nobre, que era fazer com que a vida dos macacos que vivem em um zoológico finlandês fosse mais confortável possível. Eles fizeram isso permitindo que os animais controlassem, pela primeira vez, a música.

Feito isso, os cientistas tiveram uma revelação bastante interessante e chocante. Tendo a escolha do música, os macacos parauacu preferiram os sons do tráfego automotivo do que os ruídos da natureza ou outros sons mais clamantes, pelo menos do ponto de vista humano.

Para esse experimento, os cientistas da Universidade Aalto da Finlândia deram aos macacos a oportunidade de escolher o que eles queriam ouvir em quatro listas de reprodução. Os sons eram  ruídos do trânsito, natureza e chuva caindo, ruídos zen e música para dançar.

Chocantemente, dentre esses sons o que venceu foi o de tráfego. E os macacos dormiram e se limparam de forma calma enquanto o barulho do tráfego tocava.

“Achamos que eles iriam gostar de sons mais calmantes, como música zen, mas na verdade eles acionaram mais os sons do tráfego”, disse a cientista da Aalto, Ilyena Hirskyj-Douglas.

Sons

De acordo com Kirsi Pynnonen, coordenadora de pesquisas do zoológico, os pneus barulhentos podem ser populares entre os macacos porque, na verdade, esse som se parece mais familiar para eles.

“Na natureza, esses macacos usam assobios, guinchos e grasnidos agudos para se manterem em contato”, explicou.

A descoberta foi bem inesperada para os pesquisadores. E ela pode ajudar a orientar na futuras acomodações dos macacos. Além de como deixá-los escolher também os visuais que eles mais gostam para as telas das televisões e também  as configurações de luz.

Esse conteúdo Macacos em zoológicos preferem o barulho do trânsito do que o da natureza foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.