Ads Top

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara a versão de seus personagens em idade adulta

Poucas pessoas no Brasil possuem uma família numerosa como a de Mauricio de Sousa. Além dos dez filhos biológicos e dos outros 450 profissionais com os quais divide o local de trabalho, Mauricio também é pai de mais de 400 personagens.

Hoje, Mauricio, além de ser cartunista, é também empresário e membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira número 24. O mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos, neste início de novembro, completou 85 anos.

Longe de quem quer deixar o trabalho, o criador da icônica Turma da Mônica comemora o novo ciclo da melhor forma: com novos projetos.

Sucesso

Mauricio nasceu em Santa Isabel, São Paulo. Decidiu-se mudar para a capital paulista quando completou 19 anos. Em São Paulo, começou a trabalhar na Folha, escrevendo reportagens policiais.

Sua primeira tirinha foi publicada em 1959, na Folha, onde seguia trabalhando como redator. Na época, Mauricio já tinha seus 24 anos. Em sua primeira tirinha, haviam apenas dois personagens: o cão Bidu e seu dono, Franjinha. A Mônica e a Magali, que foram inspiradas nas filhas, vieram depois. Em seguida, surgiram o Cebolinha e Cascão.

A primeira publicação de Maurício foi tão bem recebida que o cartunista começou a fazer a sucesso. Com o tempo, as aventuras da Turma da Mônica foram ganhando cada vez mais espaço e, consequentemente, mais público.

Exemplares e mais exemplares passaram a ser vendidos em todas as bancas de revista do Brasil. Em um curto período, a Turma da Mônica acabou se tornando maior marca infantil do país, com milhares de produtos em 30 países.

Projetos

O avanço da tecnologia pode até ter diminuído o número de exemplares de quadrinhos, mas, felizmente, não mudou a essência de Mauricio – e muito menos a demanda de trabalha.

Apesar da origem analógica, o Mônica Toy, canal do Youtube com animações em estilo Toyart, possui hoje mais de 15 milhões de inscritos. Surpreso? Não fique, pois a esses 15 milhões de inscritos, some-se mais 14 milhões de audiência em canais de animações na TV paga, como, por exemplo, Cartoon Network e Boomerang.

Mesmo com toda essa produção ativa, Mauricio sempre gostou de inovar. A grande novidade do momento é criar a Turma da Mônica em versão adulta. O novo projeto encontra-se ainda em papel, e sem data para começar.

O cartunista já criou quadrinhos e outros projetos com a Turma da Mônica Jovem. Neles, as incríveis personagens de Mauricio eram todos adolescentes. Agora, o cartunista estuda a melhor maneira de adaptá-los para a vida adulta.

“Estou conversando com roteiristas da Globo para imaginar como podemos criar histórias instigantes. Também quero falar com psicólogos e jornalistas, uma vez que a ideia é abordar temas que estão acontecendo em tempo real”, afirma Mauricio.

Sobre o novo projeto, Mauricio tem apenas uma certeza: a idade da turma acompanhará o tempo cronológico dos leitores. Inicialmente, a Mônica teria 25 anos, no ano seguinte, 26, e assim consecutivamente. “Ainda precisamos definir como seria a relação entre eles, quem casaria com quem, quem teria filhos com quem”, explica.

A nós, infelizmente, nos resta esperar.

Esse conteúdo Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara a versão de seus personagens em idade adulta foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.